Senna e Schumacher, quem é o melhor?

Oi! Eu sou o Danilo!

Eu fiz alguns artigos sobre Brasil e Alemanha no futebol e algumas coincidências com a Formula 1 nos dias de outrora. Quando decidi fazer este artigo eu nem estava pensando nisso mais, mas já que tocamos no assunto...

Este tema é um dos mais polêmicos e controversos que já vi. Senna foi o melhor no que fez, mas Schumacher também foi. Assim quem é o melhor?

Essa questão me lembra outra polêmica que existe entre quem é o melhor: Maradonna ou Pelé? É obvio que é o Pelé! Mas em sua terra, Maradonna é o melhor do mundo. Mas por que isso se dá? Pelé fez mais gols, ganhou mais, jogou mais e conquistou muito mais títulos. Mas por que na Argentina o Maradonna é o melhor jogador da história? Apenas pelo simples fato que ele é da Argentina!

Pelo que eu sei, no mundo do esporte, o atleta é considerado o melhor do mundo por suas conquistas, títulos, etc. É o caso do Pelé por exemplo. Do mesmo modo, Schumacher conquistou 7 títulos mundiais, 91 vitórias e tem o recorde do piloto com melhores voltas rápidas, pole-positions, etc. Senna apenas conquistou 3 títulos e 41 vitórias. Hoje, se não me engano o único recorde que não foi batido pelo Schumacher, e nunca será, são as vitórias em Mônaco.

É verdade que a carreira do Senna foi interrompida e ele poderia ter conquistado o dobro e teria até condições de ter mais títulos que o Schumacher. Sobre este detalhe analisemos uma outra situação. O caso do ex-jogador Ronaldo (conhecido como “Fenômeno”).

Mesmo sendo conhecido como um dos melhores jogadores da história, Ronaldo passou boa parte de sua carreira lesionado. Se fosse diferente, certamente teria feito muito mais. Mas ele é apenas lembrado pelo que fez e não pelo o que talvez teria feito se não se machucasse. Por esta razão raramente ou quase nunca ele é comparado com o Pelé.

Assim, infelizmente os números no mundo do esporte, são baseados apenas em fatos, não em possibilidades. Pois se fosse assim, talvez Schumacher teria hoje oito títulos, visto que em 1999 um grave acidente o tirou da disputa daquela temporada. Sendo assim, o que faz então, na opinião pública, Senna ser o melhor?

A maioria diria: “patriotismo e carisma!”. Na realidade ser patriota ou carismático, qualquer um pode ser se quiser. Sendo assim, a maioria, especialmente aqui no Brasil, apenas considera Senna o melhor não só por seu talento, mas porque foi um atleta simpático e brasileiro que atingiu o auge.

O seu acidente fatal em pleno trabalho e no auge da carreira, causou comoção nacional e internacional. Isso contribui também ele ser o eleito melhor piloto do mundo.

Senna fez coisas nas pistas que dificilmente alguém fez ou faria. Sua determinação era incrível, mas ele não era um super-humano. Era uma pessoa comum sujeito ao erro e a morte como todos nós.

Senna e Schumacher, ex-pilotos de Formula 1 - by ayrtonsennavive.blogspot.com

Da mesma forma, Schumacher fez coisas incríveis assim como Senna. “Mas Senna nunca trapaceou”, talvez alguns perguntem, mas quem pode garantir isso? Outras perguntas comuns sobre ambos:

“Senna não era o ‘rei’ da chuva? Sim, mas Schumacher também foi!

“Schumacher venceu um campeonato após bater em um rival, não é?” Sim, mas Senna também ganhou desta forma em 1990!