Bandeiras na Formula 1 - grandprix.com

Bandeiras Utilizadas na F1

As bandeiras foram adotadas pela FIA, para trazer melhor segurança e melhor organização no decorrer das sessões, tanto em treinos livres, qualificação como para a corrida. Cada bandeira indica algum problema ou perigo.

Os responsáveis para agitarem as bandeiras, são os fiscais de prova que ficam nas laterais, atrás do guardirreio, em quase em todo o percurso do circuito. Eles seguem também as ordens do diretor de prova de cada circuito.

Algumas bandeiras são bem conhecidas por serem muito usadas, outras já não são tão conhecidas. A seguir, as bandeiras usadas pelos fiscais de prova:

Bandeiras usadas na Formula 1 de cor verde Sessão Liberada Esta bandeira é usada na largada, re-largada e quando indica aos pilotos que a partir dali é novamente permitido a ultrapassagem, após a bandeira amerela.
Bandeiras usadas na Formula 1 de cor amarela Perigo Esta bandeira é usada onde há algum acidente ou qualquer coisa que apresente perigo aos pilotos. Ela pode ser usada localmente ou na pista inteira. Durante a bandeira amarela não é permitida ultrapassagens.
Bandeiras usadas na Formula de cor bandeira vermelha Sessão interrompida Ela é usada quando ocorre graves acidentes, chuva muito forte ou qualquer motivo que ofereça graves riscos ao piloto. Algumas vezes ela é acionada para encerrar a prova, dependendo da situação.
Bandeiras usadas na Formula 1 de cor azul Abrir ultrapassagem Ela é acionada quando um piloto mais lento, um retardatário, está próximo dos carros mais rápidos. Nesta situação, o carro mais lento é obrigado a facilitar a ultrapassagem do mais rápido.
Bandeiras usadas na Formula de cor preta e Branca - Piloto advertido por anti-esportividade Piloto advertido por anti-esportividade Esta bandeira sinaliza ao piloto que ele realizou uma manobra arriscada ou anti-desportiva. Se ele a desconsiderar poderá receber uma bandeira preta.
Bandeiras usadas na Formula 1 de cor preta Piloto desclassificado O piloto recebe bandeirada preta quando sua conduta ou seu equipamento está fora dos regulamentos e regras estipuladas pela FIA.
Bandeiras usadas na Formula 1, de cores amarela e azul, de pista escorregadia Pista escorregadia Esta é acionada quando há partes da pista, ou toda ela, há pontos escorregadios. Normalmente o que faz a pista ficar escorregadia é pista molhada (início de chuva) ou alguma mancha de óleo que vazou de algum carro.
Bandeiras usadas na Formula 1 quadriculada Fim da sessão O piloto recebe esta bandeirada quando termina a corrida ou alguma outra sessão de um GP.