Pierre Gasly piloto da F1 em 2024. Foto By RaceFans

País sede da Fórmula 1

Pierre Gasly

Pierre Gasly

Data de Nascimento: 7 de fevereiro de 1996
Idade: 21
Ano de estreia na Fórmula 1: 2017
Equipe Atual: Alpine
Equipes Anteriores: Toro Rosso e Red Bull
Site Oficial www.pierregasly.com
Twitter Oficial PierreGASLY
Instagram Oficial pierregasly

A história de Pierre Gasly



Pierre fez sua estreia na F1 no GP da Malasia no lugar de Danill Kyviat, Toro Rosso, na temporada de 2017.

Nascido em Rouen, Pierre Gasly é filho de Jean-Jacques Gasly, ex-piloto de kart e rali, campeão da Liga da Normandia e campeão francês de resistência no 205 Peugeot Talbot Sport, e de Evelyne Gasly, campeã regional de kart da Normandia nos anos 60. Seu avô, Jean, correu de kart representando a França em 1961. Três de seus quatro irmãos participam de competições de kart. Sua pista favorita é Spa.

Apaixonado por kart desde os dois anos, inspirado em seus irmãos, Pierre começou sua carreira aos 9 anos de idade. Em 2011, estreou na Fórmula 4 Francesa, terminando em terceiro lugar.

No ano seguinte, ficou em décimo lugar na Fórmula Renault Eurocup e fez sete corridas na Fórmula Renault 2.0 Northern European Cup, conquistando dois pódios na primeira e um na segunda. Em 2013, juntou-se à equipe Tech 1 Racing e foi campeão da categoria.

No ano seguinte, participou da Fórmula Renault 3.5 Series com o time júnior da Red Bull, que lançaria o campeão Carlos Sainz Jr. na Fórmula 1 um ano depois. Pierre teve oito pódios em dezessete corridas e foi eleito Estreante do Ano.

Ainda em 2014, estreou na GP2 Series em Monza, substituindo Tom Dillmann na Caterham Racing. No ano seguinte, foi contratado pela DAMS e ficou em oitavo na competição vencida por Stoffel Vandoorne. Também em 2015, foi anunciado como piloto reserva da Red Bull na Fórmula 1.

Em 2016, foi campeão da GP2 na estreia de sua equipe, a Prema Powerteam, na categoria, correndo ao lado de Antonio Giovinazzi.

Posteriormente em 2017 seria um ano cheio para o francês. Em fevereiro, se juntou ao time da Mugen na Super Fórmula Championship, da Super Fórmula Japonesa, ficando em segundo lugar.

Em julho, a DAMS o confirmou para a substituição de Sébastien Buemi no New York City ePrix, da Fórmula E, chegando em sétimo na primeira corrida e em quarto na segunda.

Em setembro, foi anunciado como o substituto de Daniil Kvyat na Toro Rosso na Fórmula 1, fazendo sua estreia no Grande Prêmio da Malásia. Especulava-se que ele seria parceiro do russo na equipe em 2018 devido à saída de Carlos Sainz Jr. para a Renault.

Como piloto da Scuderia Toro Rosso, Gasly estava alcançando bons resultados e o que fez ele ganhar uma vaga no time principal da Red Bull na temporada seguinte.

Porém, em 2019 Pierre Gasly teve um grande revés na carreira quando ele foi "rebaixado" da equipe Red Bull para Toro Rosso por falta de resultados, mas a partir da metade do campeonato os resultados dele na Toro Rosso estavam sendo melhores do que na Red Bull e até mesmo melhores que Alex Albon que o substituiu.

Em 2020 Gasly continuou forte mesmo com algumas mudanças internas da equipe, inclusive a troca do nome para Alpha Tauri. Assim, finalmente no GP da Itália, sede do time, Pierry Gasly se consagrou vencendo a corrida com este carro tão limitado, sendo o primeiro piloto alcançando o feito de Vettel em 2008 e sendo também o primeiro piloto francês a vencer uma corrida desde 1996 com Oliver Panis.

Agradecimentos especiais pelo texto de Rebeca Pinheiro

Pierre Gasly em uma categoria de acesso da F1 - wikipaedia

Pierre Gasly na Scuderia Toro Rosso da F1 em 2018 - wikipaedia

Pierre Gasly na Toro Rosso da F1 em 2019 - wikipaedia

Pierre Gasly na Alpha Tauri da F1 em 2020 - wikipaedia

As Estatisticas de Pierre Gasly

Grandes Prêmios135 Pontos na Carreira394
Poles 0 Temporadadas na F1 7
Pódios4 Melhores Voltas3
Vitórias 1 Pior momento da carreira-
Titulos 0 Piloto FavoritoAyrton Senna