País sede da Formula 1

Kimi Raikkonen

Kimi-Matias Räikkönen

Data de Nascimento: 17 de Outubro de 1979
Idade: 37
Ano de estreia na Formula 1: 2001
Equipe Atual: Ferrari
Equipes Anteriores: Sauber, McLaren, Lotus
Site Oficial www.kimiraikkonen.com

A história de Kimi Raikkonen



Em todas as categorias de base, Kimi Raikkonen foi bem-sucedido. Seu bom desempenho lhe rendeu um contrato com a Sauber.

Em 2001, Raikkonen estreou na F1 e em sua primeira temporada, mostrou ser um piloto muito rápido, marcando 9 pontos no mundial. Em 2002 ele foi contratado para representar a McLaren e se tornou o sucessor de seu conterrâneo, Mika Hakkinen.

Hakkinen apostou suas fichas em Kimi, sugerindo que Ron Denis o contratasse para a equipe, embora houvesse demasiada polêmica quando a FIA deu a licença para que ele pudesse correr na categoria.

Seu primeiro ano na McLaren não foi o dos melhores. Mesmo conseguindo 4 poles, abandonou a maioria das corridas.

Em 2003, ele deu a volta por cima, largou na frente 5 vezes e venceu 5 corridas. Disputou o mundial contra Michael Schumacher até a última etapa, mas precisou se conformar com o título de vice-campeão.

No ano seguinte o rendimento de Raikkonen na McLaren caiu vertiginosamente. Em 2005 ele se recuperou, disputando o título mundial com Fernando Alonso. Venceu 7 corridas. No entanto seu carro quebrava muito e ele ficou conhecido como “azarado”. No GP da Europa, por exemplo, ele liderava a corrida e do nada a suspensão quebrou, quase provocando um acidente grave. Em 2006, novamente ele não fez uma boa temporada.

Em 2007 foi contratado para correr para a Ferrari. Com um desempenho regular, o tropeço de Hamilton e ajuda de Felipe Massa, Raikkonen finalmente se tornou campeão.

Nos anos seguintes, o rendimento de Raikkonen caiu e em 2010 ficaria sem emprego, por ser trocado por Fernando Alonso. Os possíveis motivos da saída de Kimi da Ferrari, foi desmotivação e porque ele nunca foi um piloto que participa efetivamente no desenvolvimento do carro, totalmente diferente do perfil de Alonso.

Sem equipes competitivas para correr, Raikkonen tentou a vida no Campeonato Mundial de Rali. Não foi muito bem-sucedido por lá. Por fim em 2012, conseguiu retornar a Formula 1, representando a equipe Lotus.

Raikkonen fez uma temporada excepcional chegando até mesmo disputar o título mundial, desempenho que ninguém esperava. Além de sua vitória, Kimi foi um dos pilotos mais regulares da temporada. A expectativa é que se ele tiver em mãos um carro mais forte, ele poderá ser um dos candidatos ao título mundial de 2013.

Kimi Raikkonen, piloto de formula 1 em 2001 - oneimagef1.wordpress.com

Kimi Raikkonen, piloto de formula 1 em 2003 - f1-brasil.com

Kimi Raikkonen, piloto de formula 1 em 2005 - f1fanatic.co.uk

Kimi Raikkonen, piloto de formula 1 em 2007 - news.xinhuanet.com

Kimi Raikkonen, piloto de formula 1 em 2009 - pitpass.com

Kimi Raikkonen, piloto de formula 1 em 2012 - by kimiraikkonenbrasil.com

As Estatisticas de Kimi Raikkonen

Grandes Prêmios261 Pontos na Carreira1448
Poles 17 Anos de F1 15
Pódios87 Melhores Voltas45
Vitórias 20 Pior momento da carreiraSem Informação
Titulos 1 Piloto Favorito'ninguém'