O que está por trás da violência no trânsito?

Oi! Eu sou o Danilo!

De acordo com os últimos levantamentos da ONU (Organização das Nações Únidas), a violência no trânsito é uma das maiores causas de morte no mundo inteiro. O Brasil atualmente, é o 4º país no ranking mundial do trânsito mais violento!

No país, é muito comum ver os motoristas desrespeitando as leis de trânsito das mais variadas formas ou todas elas de uma vez só: Velocidade em excesso, ultrapassem em lugares proibidos, motorista alcoolizado ou drogado, automóvel em péssimo estado de conservação, etc.

Mas o que está por trás disso tudo?

No país Brasil, existem muitas leis, multas pesadas, suspensão da carteira e até mesmo banimento do motorista caso haja repetição das mesmas ocorrências.

Para tentar reduzir o número de acidentes fatais, o governo endureceu as leis de trânsito, mas dificilmente alguém é preso ou fica proibido de dirigir por provocar acidentes fatais. Mesmo quando o motorista perde a habilitação, é comum ele dirigir sem habilitação e muitas vezes provoca os mesmos tipos de acidentes.

Especialistas acreditam que leis mais duras e a aplicação das mesmas diminuiriam muito a quantidade de acidentes fatais. Além de leis, é muito importante também melhor educação de trânsito e melhor preparação dos motoristas. Além do mais os governantes dão pouca ou nenhuma prioridade para a boa conservação das estradas em todo o país.

Assim, acredita-se que o grande problema é social, educacional e político

Mas porque alguém pegaria um carro e sairia dirigindo embriagado, faria ultrapassagens perigosas, dirigiria excedendo a velocidade ou fazendo qualquer outro tipo de negligência? Por que o Estado não se preocupa em conservar as estradas mesmo que isso que seja uma questão de vida ou morte?

O verdadeiro motivo!

Para muitas pessoas, dirigir em segurança é piada. Por outro lado, dirigir de forma perigosa lhe dá o status de “o cara”. Dirigir acima da velocidade, ultrapassar onde não pode, dá orgulho para quem faz ao invés de vergonha! De forma generalizada, a inversão de valores é claramente visível na sociedade moderna.

Por que realmente uma pessoa seria tão negligente a ponto de arriscar sua vida e de outras pessoas?

A impunidade, ou a falta de cumprimento das leis, realmente faz a diferença. Por exemplo, um sábio provérbio antigo dizia que, quanto mais a pessoa má não receber a punição devida, mais maldade ela praticaria.

Outro exemplo é de um certo país no mundo antigo. Uma das leis daquele país dizia que, se uma pessoa provocar a morte de outra pessoa por negligência, esta receberia pena de morte.

Essa lei contribuía para paz. Enquanto esta também era seguida, os habilitantes de lá viviam de forma pacífica.

Mas por trás da negligência e imprudência, existe um outro fator principal: A falta de amor ao próximo.

Um livro antigo dizia que a partir do momento que a falta de amor entre as pessoas se esfriasse de forma generalizada, a consequência seria o aumento do que é contra lei. Mesmo que o escritor estivesse pensando em outro tipo de lei, é óbvio que a falta de amor é a causa primária dos problemas de trânsito.

Uma pessoa que demonstra realmente amor, não segue as leis por medo de ser punida e sim por medo de machucar outros.

Um empresário que demonstra realmente amor, não revisaria periodicamente a condição de seus ônibus apenas para não ter grandes prejuízos, mas sim porque se preocupa com o bem-estar de seus passageiros.

Um político que demostra realmente amor, não faria questão de manter em ótimo estado as estradas de sua jurisprudência, apenas por questões eleitorais e sim porque a vida das pessoas está em jogo.

Quase a maioria dos motoristas quer “atropelar” uns aos outros. Não se importam com regras. Não se importam com leis. Não se importam com prejuízos. Não se importam com multas. A realidade é que não se importam com mais ninguém. Não dão valor a vida de ninguém, nem mesmo os de sua própria família. A verdade é que estes querem apenas se sentir o que não é, querem chamar atenção. Se matou alguém por negligência, tanto faz! Vai chorar só se for preso e olha lá.

Assim, Excesso de velocidade. Ultrapassagens em locais indevidos. Ingerir bebida alcoólica e dirigir, o verdadeiro motivo por de trás de tudo isso é um só: A falta de amor ao próximo!