É correta a expressão "Treinos Classificatórios"?

Já ouviram a expressão descrita acima alguma vez? É provável que sim. Ao assistir um telejornal ou a própria corrida de Fórmula 1.

Cada Grande Prêmio da Fórmula 1 moderna, é dividida basicamente por três sessões: Practice; Qualifying; Race. No Brasil chamamos o Practice de treinos, Race de corridas e Qualifyng de "Treinos Oficiais" ou "Treinos Classificatórios que define o grid de largada". Está certa esta expressão? Não!

A palavra "Qualifying" vem da palavra em inglês "Qualify" que segundo o dicionário Michaelis, significa: qualificar, estar qualificado, classificar (se).

Assim, a palavra em português mais apropriado para esta sessão é "Classificação". Se esta sessão fosse "treinos oficiais" em inglês deveria ser algo como "official practice".

É verdade que alguns pilotos e equipes podem usar esta sessão para treinar para a corrida. Mas não é este o objetivo. O treino em si, ocorre no Practice, antes do Qualifying.

Sessões da Fórmula 1 Moderna

Practice Treinos
Qualifying* Classificação
Q1 C1
Q2 C2
Q3 C3
Race Corrida
* A sessão de classificação atual é divida em três partes o qual é abreviada com a letra "Q". O número indica a parte correspondente.

O próprio narrador da emissora que transmite as corridas certa vez admitiu reconheceu que a sessão o qual ele estava narrando na verdade é "Classificação".

Outra palavra mal usada é durante as corridas. Já ouviram dizer que antes da largada ocorre a volta de apresentação e de aquecimento de pneus? Se sim, não é este o nome que se dá para a volta. Em inglês ela é conhecida como Formation Lap, ou seja, "Volta de Formação". Os pilotos não se apresentam nesta volta. Além de usarem esta volta para aquecerem os pneus, também aquecem os freios, óleo, motor, etc. Contudo, o objetivo desta volta é se posicionar corretamente no grid para a largada.

Assim, cada um chame estas partes do GP do jeito que achar mais conveniente. Existem diversos nomes em inglês que tem suas adaptações em português. Este artigo visa apenas informar o leitor os termos originais utilizados por pilotos e equipes dentro da Fórmula 1.