Brabham F1 - foto by Pinterest, Robin Dettingmeijer
País sede da Fórmula 1

Brabham

Brabham Racing Organization

Primeira Temporada 1962
Último Grande Prêmio GP da Hungria de 1992
Anos que permaneceu na Fórmula 1: 30 anos
Fundador(es) Jack Brabham
Últimos Pilotos Damon Hill | Giovanna Amatti
Melhor Classificação da Equipe no Campeonato 1º em 1966 e 1967


A história da Brabham

O piloto Jack Brabham, um piloto bem-sucedido da F1, decidiu abandonar sua atual equipe, a Cooper, no fim da temporada de 1961 para estabelecer sua própria equipe de Fórmula 1.

Ron Tauranac, um amigo de Brabham, e ele próprio, como engenheiro principal, desenvolveu o carro de BT3 Brabham F1 o qual estreou em Nurburgring em 1962, sendo pilotado pelo próprio, Jack Brabham. O motor utilizado para aquela temporada, foi o Climax V8 de Coventry.

Posteriormente, em 1964 a equipe de Brabham conquistou sua primeira vitória com o carro BT7 pilotado pelo americano Dan Gurney. Depois disso, no fim de 1965 foi feita uma mudança para um motor à 3 litros e, com a saída da fabricante de motores Clímax, a equipe Brabham passou a usar motores fabricados pela montadora Repco.

Assim, tendo a confiabilidade do novo motor, Jack Brabham foi campeão da temporada de 1966 de F1, com uma vantagem considerável, comparado a John Surtees, o segundo colocado, na classificação. Com isso, Jack Brabham foi o único piloto de F1 até hoje a ser campeão de pilotos com o seu próprio carro.

No ano seguinte, Denny Hulme, piloto Nº 2 da equipe, conquistou mais um título de pilotos para a equipe Branham de F1.

Na temporada de 1969 de F1, Jackie Ickx, piloto belga substituiu Denny Hulme após este ter ingressado para a McLaren. Agora com motores Ford, Ickx foi o vice-campeão da temporada de pilotos.

Jack Brabham continuou a pilotar em seus próprios carros, contudo, em 1970 com 44 anos de idade, com 14 vitórias e 3 títulos de campeão da F1, o veterano piloto decidiu aposentar-se e retornar à Austrália. Assim, Jack Brabham vendeu sua equipe.

A partir daí, a equipe Brabham não conseguia mais se manter em tão alto nível como no passado.

Na década de 70, Ron Tauranac permaneceu como o engenheiro principal, porém, o relacionamento com Bernie Ecclestone, um dos diretores da equipe, não era o dos melhores.

Em 1976 após uma longa associação com Cosworth, Niki Lauda, juntou-se a Brabham. Niki Lauda venceu logo na sua estreia no GP da Suécia, contudo, a FIA o desclassificou.

A montadora Alfa Romeu continuou fornecendo os motores V12, contudo, a combinação “Brabham-Alfa” não permitiu que Lauda obtivesse o rendimento desejado. Por causa disso, na temporada de 1979 de F1, a Brabham encerrou a temporada apenas na 9ª posição nos construtores.

Da "Glória" Ao Fracasso da Brabham na F1

Mais tarde, o talentoso piloto brasileiro Nelson Piquet se juntou a equipe Brabham. Contudo, na década de 80, a glória da equipe estava entrando em declínio.

Ainda em 1981, Nelson conquistou seu primeiro título mundial de pilotos com a Brabham e a equipe foi a vice-campeã de construtores. Posteriormente em 1982, a equipe se juntou a BMW (com motores turbo) e apenas em 1983, Piquet consagrou-se bicampeão mundial de pilotos. Depois desse sucesso a Brabham começou a entrar aos poucos em decadência. Com a saída de Nelson Piquet após o final da temporada de 1985, a situação da Brabham começou a piorar drasticamente. Além disso, para piorar ainda mais a situação, o talentoso engenheiro Gordon Murray, também deixou a equipe para juntar-se a McLaren.

A falta do sucesso foi refletida nos patrocinadores que financiavam a equipe, tornando a situação da Brabham, insustentavel. Mesmo fazendo parte do grid da temporada de F1 1987, Bernie Ecclestone, um dos diretores da equipe, decidiu que era hora de fechar as portas e conquistar um cargo na administração da F1.

A equipe Brabham, entretanto, retornou à Fórmula 1 em 1989 após ser vendida à um empresário suíço e assim foi até a temporada de 1992. O retorno à F1 foi um fiasco com sua melhor posição, o 9º lugar no campeonato de construtores de 1989.

Assim, Nelson Piquet, Brasil, foi o último "lampejo" de sucesso na equipe Brabham (por assim dizer). A partir de então, a equipe aos poucos foi entrando em decadência até ela encerrar por completo suas atividades na Fórmula 1 na temporada de 1992 .

As Tentativas Apelativas da Brabham na F1

A Brabham não conseguia mais nada, por isso, para chamar a atenção usou métodos incomuns. Sabe o que fizeram? Primeiro, contrataram uma mulher como piloto, que nunca andou forte em categoria nenhuma. De início a equipe fez sucesso na mídia, contudo, ela deu tantos problemas que, não demorou muito para o staff da Brabham a dispensar.

Logo em seguida, contrataram Damon Hill. Afinal ele é filho de um grande campeão de F1 do passado. Embora tudo isso tenha rendido algumas fotos, manchetes e publicidade, o time de pilotos da Brabham mal conseguia se classificar para as corridas. Assim decidiram mais uma coisa:

“Fazendo valer a máxima "Quer aparecer? Pendure uma melancia no pescoço!", a equipe inglesa adotou o equivalente para o automobilismo: "Quer aparecer? Pinte o seu carro de cor-de-rosa!" A equipe fez mais ou menos isso, ao pintar seus carros com uma combinação histórica! Misturou azul-claro, azul-escuro com rosa e branco!!! Depois disso a equipe logo fechou as portas”, assim declarou um dos blogs mais populares sobre Fórmula 1, o Blog do Capelli.

Assim, com o início bem-sucedido, os títulos de Jack Brabham e Nelson Piquet, além do fim bizarro e melancólico, a equipe Brabham consegue ser até hoje uma das equipes mais lembradas pelos fãs da Fórmula 1, tanto por suas conquistas, tanto por suas bizarrices.

Brabham, Equipe histórica de Fórmula 1 de 1962 - by ultimatecarpage.com

Brabham, Equipe histórica de Fórmula 1 de 1969 - by f1sport.autorevue.cz

Brabham, Equipe histórica de Fórmula 1 de 1969 - wikiepedia.com

Brabham, Equipe histórica de Fórmula 1 de 1975 - by tudotudoall.blogspot.com

Brabham, equipe histórica da Fórmula 1 de 1978 - by motorsport-consult.com

Brabham, equipe histórica da Fórmula 1 de 1981 - by globoesporte.globo.com

Brabham, equipe histórica da Fórmula 1 de 1982 - by wikipedia.org

Brabham, equipe histórica da Fórmula 1 de 1987 by andreadecesaris.metrona.sk

Brabham, equipe histórica da Fórmula 1 de 1990 by rafaelschelb.wordpress.com

Brabham, equipe histórica da Fórmula 1 de 1992 - by bandeiraverde.com.br

Brabham, equipe histórica da Fórmula 1 de 1992 - by flickriver.com

Estatísticas da Brabham

Grandes Prêmios 394 Pontos consquistados na F1864
Melhores Voltas 41 Maior tempo de equipe Nelson Piquet
Pole Positions 39 Mais fez Poles Nelson Piquet
Vitórias 35 Quem mais venceu Nelson Piquet
Pódios 124 Mais chegou ao pódioNelson Piquet
Titulos 2 Mais conquistou titulos Nelson Piquet