A Audiência da F1 – O salto para o futuro!

Oi! Eu sou o Danilo!

No dia 1 de janeiro de 2019, eu publiquei um texto falando sobre a audiência da Formula 1 em 2018. (Clique no link). Falamos sobre alguns altos e baixos que a F1 teve durante a audiência em 2018.

Ontem, 18 de janeiro de 2019, no site oficial da F1, foi publicado os números da audiência da TV em 2018, onde aponta um crescimento expressivo no mundo inteiro. “Em termos de espectadores únicos, durante o ano de 2018, o esporte mais uma vez teve uma melhora global (+ 10%), atingindo 490,2 milhões”, descreveu o site F1.com.

Com o retorno da F1 em TV aberta em muitos países, de acordo com o site, o aumento na audiência chegou a ser 3x maior comparado a 2017!

India +87%
França +51%
Rússia +27%
Estados Únidos +20%

Aqui no Brasil a coisa foi muito bem também. Mas vale lembrar que o Sportv, canal fechado, que foi transmitido a maior parte de cada fim de semana de corrida. O Brasil liderou com folga, e foi considerado 1 dos 20 principais mercados da F1. Portanto, o top 3 foi conforme abaixo:

PAÍS TELESPECTADORES
Brasil 115,2 milhões
China 68 milhões
Estados Únidos 34,2 milhões

Em lista alfabética, os 20 países com maiores audiências foram: Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, China, França, Alemanha, Grécia, Indonésia, Itália, México, Holanda, Pan-África, Pan-Índia, Pan-América Latina, Pan-Oriente Médio, Pan-Russia , Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.

A audiência cumulativa, que conta quando todas as vezes que o mesmo espectador ligou a TV para assistir a F1, novamente o brasileiro liderou a corrida no topo da audiência da F1, Em seguida os outros países com maiores índices são: Alemanha e a Itália. Já o maior crescimento de audiência cumulativa, comparado a 2017, ficou com a China com 69%.

Apesar de que muita gente reclamar da monotonia do GP de Mônaco de F1, este foi o que registrou maior índice mundial de 110 milhões de telespectadores! Os outros eventos que registraram mais de 90 milhões de telespectadores foram: Bahrein, França, Áustria, Grã-Bretanha, Itália e México.

Por não mencionar o GP do Brasil, isso pode confirmar o que dissemos anteriormente que, o GP do Brasil de F1 de 2018, registrou o 3º pior índice da história!

O relatório da F1 aponta também um crescimento muito expressivo nas redes sociais, tais como Youtube, Twiiter e Facebook e também no site oficial e na base de fãs.

Assim, pelo visto, os esforços da Liberty Media estão realmente dando os seus frutos e desde que ela assumiu a F1, a audiência na TV, internet e o público nos autódromos estão crescendo ano após ano.

A audiência da F1 no Brasil

Na matéria anterior eu disse que a audiência no Brasil estava diminuindo e agora eu estou dizendo que ela aumentou. Como assim? Bem, quero ressaltar que, eu publiquei aquela matéria com os dados que tínhamos no momento, até 1 de janeiro.

De qualquer forma, pelo andar da carruagem indica, a F1 na Rede Globo não deve estar tão boa assim (do ponto de vista deles). Se estivesse bombando como no passado, eles não fariam tão pouco caso dos fins de semana como estão fazendo atualmente. Diferente do Sportv, canal fechado, que vem caprichando em todos os eventos da Formula 1 que pode transmitir.

Nosso site F1

Nosso site, Super Danilo F1 Page em 2018 teve apenas um ligeiro aumento de 1% comparado a 2017. Nosso canal Super Danilo F1 Tube, que iniciou em março de 2017, teve um aumento na audiência em cerca de 120%.

Estamos nos esforçando para que este crescimento em 2019 seja ainda maior. Isso será bom para mim e para quem nos acompanha!