7 Coisas que podemos esperar da Formula 1 no futuro

Oi! Eu sou o Danilo!

No artigo anterior eu alistei 7 coisas que podemos esperar da Formula 1 em 2016. Neste, vamos analisar 7 coisas que podemos esperar da “categoria rainha” a partir de 2017.

#1 – Mudanças que não muda em nada

A partir de 2017 a Formula 1 passará novamente por grandes mudanças. Por esta razão, é possível que o domínio da Mercedes acabe. Se isso acontecer outra equipe deve ganhar o domínio absoluto da categoria. Os carros terão um novo design, serão bem rápidos, até 4 segundos e a promessa que eles sejam também mais difíceis de guiar, comparado aos carros atuais. A Ferrari por exemplo promete utilizar uma unidade motriz de 1000 cv de potência!

Talvez de início, enquanto as regras novas for novidade vai ser interessante, mas aos poucos provavelmente as coisas devem perder a graça; Assim como as mudanças mais recentes, as novas mudanças não farão mudarão em nada as coisas.

Outros aspectos que poderiam ser alterados, como regras menos rigidas, dependência exagerada da aerodinâmica, pneus que desgatam facilmente em poucas voltas e ultrapassagens artificiais vão continuar. Os Carros da Formula 1 2017 by br.motorsport.com

#2 – Grandes Prêmios cada vez mais caros

Embora o Bernie Ecclestone tenha revolucionado a categoria desde que assumiu o “trono”, o caminho que ele e outros dirigentes tomaram, está fazendo a F1 um evento muito caro.

Países tradicionais como Itália, França, Espanha e Alemanha estão deixando de sediar Grandes Prêmios, dando cada vez mais espaço para corridas no Oriente Médio. Um dos principais motivos é o alto valor cobrado por Ecclestone. É possível que outros países “tradicionais” também abandone a Formula 1 no futuro.

#3 – Perda de interesse.

Embora a Formula 1 dê um show de engenharia e tecnologia, as corridas estão muito desinteressantes. Aliado a isso, os preços dos ingressos estão afastando cada vez mais o público em geral dos Grande Prêmios.

Não só o público está deixando de ir aos autódromos, mas também estão deixando de assistir pela TV. A queda de audiência no mundo todo faz com que as TVs percam também o interesse em transmitir ao vivo as corridas, que por sua vez afasta os grandes patrocinadores.

Pelo que eu tenho notado, cada vez menos patrocinadores estão apoiando as equipes. Em 2015 por exemplo, a McLaren estava com o carro quase todo “liso”.

O motivo básico disso tudo é provavelmente também os valores nas alturas que precisam pagar para pouco retorno, já que o público está acompanhando os eventos com menos frequência.

#4 – A F1 sem Bernie Ecclestone

Tudo indica que em breve Bernie Ecclestone deixará seu “trono”. Há alguns anos que ele procura um sucessor e isso poderá acontecer dentro em breve. Se isso será bom ou não para a Formula 1, só o tempo vai dizer!

#5 – Carros que parecem mais uma nave espacial!

Os Carros da Formula 1 no futuro by joseinacio.com

Não tenho nada contra a tecnologia usada nos carros da Formula 1. Inclusive uma das marcas registradas da categoria é exatamente isso e é algo que eu admiro muito. No entanto ao passo que a ciência vai evoluindo, os carros da F1 seguirão o mesmo caminho. Inclusive a possibilidade em futuro próximo ter uma cabine fechada é muito alta.

Se isso acontecer, conforme retratada em algumas ilustrações, os carros terão uma aparência bem futurística que lembra até uma nave espacial!

Os Carros da Formula 1 no futuro by joseinacio.com

#6 – Pilotos brasileiros cada vez mais longe de vencer corridas

Aqui no Brasil a maioria das pessoas que gostam de Formula 1, ficaram “mal acostumadas” com Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna vencendo corridas e campeonatos.

Embora Felipa Massa e até o Rubens Barrichello tenha chegado perto algumas vezes disso, venciam corridas as vezes. Mas atualmente, com a dificuldade financeira que existe na F-1, dificilmente algum piloto do Brasil poderá entrar numa equipe de ponta disputando por títulos.

Felipe Massa logo vai aposentar. O Nars até tem capacidade, mas não acredito que ele poderá entrar numa equipe forte como primeiro piloto. Do jeito que a coisa vai, dificilmente outro piloto do Brasil conseguirá.

Existe até mesmo o risco de não haver mais nenhum piloto brasileiro no grid da Formula 1!

#7 – A Formula 1 rumando a sua decadência

Neste sistema, tudo um dia, de um jeito ou de outro acaba. A Formula 1 do jeito que está indo, parece que vai acabar antes disso. Seus dirigentes estão tomando medidas cada vez mais impopulares.

Regras “loucas”, carros sem aquele som bonito, pistas cada vez mais sem graça, carros menos velozes, custos absurdamente altos, perca de patrocinadores, entre outros, vem fazendo a F-1 perder a graça.

Os dirigentes parecem que procuram agradar apenas os donos das equipes e quem financiam as corridas e estão esquecendo do verdadeiro “combustível” que são os torcedores.

Se continuar neste caminho a F1 em um futuro muito próximo, no mínimo, deixará de ser a “a categoria rainha”. Há quem diga inclusive que a F-E está mais interessante de assistir do que a própria Formula 1!

Obviamente essa é a minha opinião. Mas muitas coisas escritas acima foram baseadas em fatos. E você o que acha que vai acontecer com a F1 no futuro? :)

--

Palavras-Chave: F1, Formula 1 Grand Prix, F1 2016, F1 2017, F1 temporada de 2016, Formula One, F1 Futuro, Bernie Ecclestone