Data da Corrida | 20 de setembro |
Nome do Circuito | Sepang International Circuit |
Ano que entrou no calendário da F1 | 1999 |
Quantidade de voltas | 56 |
Extensão do circuito | 5,543 km |
Extensão da Corrida | 310,408 km |
Recorde da pista | Juan Pablo Montoya (2004) 1:34.223 |
Recorde de pole positions | Michael Schumacher 5 |
Recorde de Pódios | Lewis Hamilton 6 |
Recorde de vitórias | Sebastian Vettel 4 |
Recorde de pontos | Sebastian Vettel 170 |
Recorde de voltas rápidas | Schumacher, Hakkinen, Montoya, Raikkonen, Webber, Rosberg 2 |
Equipe que mais venceu | Ferrari 7 |
Site Oficial: www.malaysiangp.com.my |
Ano | Piloto | Equipe | Volta |
2005 | ![]() |
Renault | 63 |
Treinos Livres 1 - Sexta-feira - 8:30 h | ![]() |
Treinos Livres 2 - Sexta-feira - 12:00 h | ![]() |
Treinos Livres 3 - Sábado - 7:30 h | ![]() |
Classificação - Sábado - 11 h | ![]() |
Corrida - Domingo - 10 h | ![]() |
Pos. | Piloto | Equipe |
1 | ![]() |
McLaren |
2 | ![]() |
McLaren |
3 | ![]() |
Mercedes |
4 | ![]() |
Red Bull Racing |
5 | ![]() |
Williams |
O Grande Prêmio da Malásia passou a fazer parte do calendário da Fórmula 1 em 1999 com a vitória de Eddie Irvine, pilotando a Ferrari.
O espetacular circuito de Sepang representa a última concepção em seletividade à pilotagem, segurança, solicitação e resistência do equipamento.
Este circuito é especial, porque foi o primeiro da nova geração de autódromos, representando tudo o que mais moderno, no que se refere ao traçado da pista, arquibancadas, alojamentos, etc.
Outra característica do circuito, é o desgaste dos pilotos e equipamentos devido a alta temperatura no local. Há quem diga que em uma corrida, um piloto pode perder até 6 quilos!
Assim, não basta apenas ter o melhor equipamento ou melhor carro. É necessário uma boa preparação física para que o corpo do piloto resista as altas temperaturas dentro do cockpit.
De 1999 a 2000, o circuito fechava a temporada da Fórmula 1. De 2001 em diante, o circuito passou a ser uma das primeiras edições do campeonato. Os dirigentes queriam aproveitar o clima do início do ano, para fugir do clima instável e as fortes monções de fim de ano.
Em 2000, este circuito ficou marcado, pela comemoração do tricampeonato de Michael Schumacher, após sua primeira vitória no circuito.
Em 2005, Fisichella largava na pole e logo atrás seu colega, até então pouco expressivo, Fernando Alonso. Este largou melhor e deixou para trás tanto seu colega de equipe, como também Jarno Trulli, da equipe Toyota. Fisichella teve problemas e assim Fernando Alonso conquistou a 1ª de uma série de vitória que levaria ele ao seu primeiro título mundial.
Ofuscado por Alonso, o experiente Gian Carlo Fisichella conseguiu dar o troco em seu colega, vencendo no ano seguinte. "Foi uma prova difícil, fisicamente e mentalmente, mas o carro estava simplesmente fantástico", relatou o piloto. Alonso precisou se contentar com o 2º lugar.
Não só a vitória de Fisichella chamou a atenção para esta edição. "Uma suposta irregularidade aerodinâmica nos carros da Ferrari. Segundo as demais equipes, as asas dianteiras dos carros italianos seriam flexíveis, movimentando-se com a velocidade - partes móveis são ilegais por questão de segurança", apresentou o site Uol Esporte.
De qualquer forma, em 2007, agora pilotando a McLaren, Alonso, venceu a corrida, sendo sua 2ª vitória no circuito.
Em 2009, a ameaça de chuva era eminente. Logo depois da largada, desabou uma tempestade no circuito, alguns se beneficiaram com isso. No entanto, a corrida foi interrompida, mas logo os diretores decidiram por encerrar, por ser quase noite e o circuito não tem iluminação adequada. Com isso os pilotos receberam metade dos pontos, ou seja, o vencedor, ao invés de receber os 10 pontos, recebeu apenas 5 (pontuação da época).
Button se beneficiou com a interrupção da corrida e foi nomeado como vencedor do GP!
Em 2010 a chuva aconteceu na Sessão de Classificação. Mark Webber se beneficiou muito com isso, mas seu colega, Sebastian Vettel, foi o vencedor do GP. A chuva ameaçou cair durante a corrida, mas isso não aconteceu.
Em 2012 a tempestade que caiu na região tornou a corrida muito interessante, sendo o Alonso o vencedor e o estreante Sergio Perez terminando em 2º.
A edição de 2013 foi marcada pelo jogo de equipe entre os pilotos da Red Bull e da equipe Mercedes. Vettel desobedeu a ordem de equipe, ultrapassando Mark Webber e, assim, vencendo a corrida. A Mercedes proibiu Nico Rosberg ultrapassar Lewis Hamilton. Hamilton teve sua posição no pódio, em terceiro, garantida.
Fizemos uma volta virtual, para que você tenha uma noção mais exata, sobre o que é pilotar neste circuito.
Compra de ingressos, informações adicionais, guia de viagens, instalações no circuito, você poderá encontrar no site oficial do GP da Malásia.
Programação sobre o evento, informações sobre compra de ingressos, hotéis disponíveis, guia turístico e outras informações sobre a história deste belo circuito, você poderá encontrar no site oficial da Fórmula 1
Estatísticas completas sobre o GP de Malásia, você poderá acompanhar no site F1 Stats.