Data da Corrida | 20 de Abril |
Nome do Circuito | Jeddah Corniche Circuit |
Ano que entrou no calendário da F1 | 2021 |
Quantidade de voltas | 50 |
Extensão do circuito | 6,174 km |
Extensão da Corrida | 308,45 km |
Recorde da pista | 1:30.734 Lewis Hamilton (2021) |
Recorde de pole positions | Perez 2 |
Recorde de Pódios | Max Verstappen 5 |
Recorde de vitórias | Verstappen 2 |
Recorde de pontos | Max Verstappen 105 |
Recorde de voltas rápidas | Charles Leclerc 2 |
Equipe que mais venceu | Red Bull 3 |
Site Oficial: não encontrado |
Pos. | Piloto | Equipe |
---|---|---|
1 | ![]() |
McLaren |
2 | ![]() |
Red Bull Racing |
3 | ![]() |
Ferrari |
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McLaren |
5 | ![]() |
Mercedes |
6 | ![]() |
Mercedes |
7 | ![]() |
Ferrari |
8 | ![]() |
Williams |
9 | ![]() |
Williams |
10 | ![]() |
Race Bull |
11 | ![]() |
Aston Martin |
12 | ![]() |
Visa Cash Race Bull |
13 | ![]() |
Haas |
14 | ![]() |
Haas |
15 | ![]() |
Kick Sauber |
16 | ![]() |
Aston Matin |
17 | ![]() |
Alpine |
18 | ![]() |
Kick Sauber |
Ano | Piloto | Equipe | Volta |
2021 | ![]() |
Mercedes | 53 |
2022 | ![]() |
Red Bull | 50 |
2023 | ![]() |
Red Bull | 50 |
2024 | ![]() |
Red Bull | 50 |
2025 | ![]() |
McLaren | 50 |
Treinos Livres 1 - Sexta-feira - 13:30 h | ![]() |
Classificatório Sprint - Sexta-feira - 17:30 h | ![]() |
Corrida Sprint - Sábado - 13:00 h | ![]() |
Classificação - Sábado - 17 h | ![]() |
Corrida - Domingo - 17 h | ![]() |
Pos. | Piloto | Equipe |
1 | ![]() |
McLaren |
2 | ![]() |
Red Bull Racing |
3 | ![]() |
Ferrari |
4 | ![]() |
McLaren |
5 | ![]() |
Mercedes |
O Circuito Jeddah Corniche é um moderno circuito de rua temporário — com algumas seções permanentes — localizado na costa da cidade de Jeddah, na Arábia Saudita. Inaugurado em dezembro de 2021, o traçado percorre a região de Corniche, uma área de resort à beira do Mar Vermelho.
Desenvolvido por Hermann Tilke em colaboração com a equipe de Motorsports da Fórmula 1, o circuito foi inicialmente esboçado com a ajuda de imagens do Google Earth. Ross Brawn, diretor técnico da F1 na época, deixou claro o objetivo do projeto: “Queremos ver é um circuito de corrida e não uma pista do Mickey Mouse! Queremos curvas rápidas, algo que realmente seja um desafio para os pilotos.”
Com 6.174 metros de extensão e 27 curvas, o Jeddah Corniche é o segundo circuito mais longo do calendário, atrás apenas de Spa-Francorchamps. Apesar do número elevado de curvas, a maioria delas é de alta velocidade, e as médias por volta ultrapassam os 250 km/h — o que o torna o circuito de rua mais rápido da história da Fórmula 1, superando inclusive Silverstone e ficando atrás apenas de Monza em velocidade média.
A pista já foi palco de momentos marcantes, como o embate entre Verstappen e Hamilton em 2021, acidentes sérios como o de Mick Schumacher em 2022, e decisões estratégicas de corrida que mudaram o rumo de campeonatos. Desde sua estreia, o traçado passou por ajustes significativos nas curvas cegas e áreas de escape, visando maior segurança após críticas feitas por pilotos e especialistas.
No período que antecedeu sua primeira corrida, muitos compararam Jeddah à lendária Nordschleife, não por semelhança técnica, mas pela combinação de velocidade, complexidade e desafio constante ao piloto. Essa comparação evidenciava o caráter ousado e extremo do projeto.
Com corridas noturnas, muros próximos, zonas DRS potentes e uma atmosfera tensa a cada volta, o GP da Arábia Saudita rapidamente se consolidou como uma das provas mais imprevisíveis e eletrizantes da temporada. Um traçado que, de fato, foge do padrão habitual de Tilke — e que ainda está escrevendo sua própria história na F1 moderna.
Desde que estreou no calendário, o circuito de Jeddah já mostrou a que veio — velocidade extrema, disputas apertadas e, claro, muita emoção. E os GPs de 2022 e 2023 foram bons exemplos disso.
A corrida de 2022 foi um verdadeiro espetáculo. Max Verstappen e Charles Leclerc travaram uma batalha eletrizante nas voltas finais. Trocas de posição, freadas no limite e uso inteligente do DRS fizeram os fãs vibrarem. No fim, Verstappen levou a melhor — sua primeira vitória da temporada — mas Leclerc mostrou que a Ferrari estava viva.
Foi também um fim de semana tenso. Mick Schumacher sofreu um forte acidente no sábado, destruindo seu carro na curva 10. Felizmente, escapou sem lesões, mas não correu no domingo. E embora Pérez tenha conquistado sua primeira pole position na F1, acabou prejudicado por um safety car mal posicionado, perdendo a liderança que tinha construído com mérito.
Ali, mais uma vez, Jeddah provava seu ponto: é rápido, desafiador... mas também imprevisível.
No ano seguinte, a Red Bull mostrou que não estava para brincadeira. Sergio Pérez largou na pole e venceu com autoridade, enquanto Verstappen, largando de 15º após problemas no sábado, fez uma corrida de recuperação incrível para terminar em segundo.
Fernando Alonso, pilotando a surpreendente Aston Martin, cruzou a linha em terceiro. Mas nem isso escapou da confusão: após a corrida, ele chegou a perder o pódio por uma punição aplicada de forma duvidosa — apenas para tê-lo devolvido horas depois, após revisão. Foi um daqueles momentos bem “F1 raiz”, onde o rádio da equipe ferve e a torcida vai à loucura nas redes sociais.
Além da corrida, o traçado passou por ajustes de segurança, com curvas redesenhadas e melhor visibilidade em trechos críticos. A pista ainda divide opiniões, mas uma coisa é certa: ninguém sai indiferente de um GP na Arábia Saudita.
Ingressos, hotéis e programação do GP da Arábia Saudita, poderá encontrar no site oficial da Fórmula 1.