País sede da Formula 1

Sebastian Vettel

Sebastian Vettel

Data de Nascimento: 3 de Julho de 1987
Idade: 29
Ano de estreia na Formula 1: 2007
Equipe Atual: Ferrari
Equipes Anteriores: Toro Rosso, Red Bull
Site Oficial www.sebastianvettel.de

A história de Sebastian Vettel



Este alemãozinho iniciou sua carreira no velho e bom Kart como todos os outros. Ele permaneceu no Kart entre 1997 a 2002.

Em 2003, Sebastian Vettel, foi Vice-campeão da Fórmula BMW Alemã pela equipe Eifelland Racing. Conquistando 5 vitórias e 5 poles. No ano seguinte foi campeão da Fórmula BMW Alemã pela equipe ADAC Berlin-Brandenburg. Conquistando 18 vitórias e 14 poles.

Em 2005 disputou o Campeonato da Fórmula 3 Européia pela equipe Mücke Motorsport. Terminou em 5º. Disputou a primeira etapa da Fórmula 3 Espanhola pela equipe Racing Engineering. Terminou em 15º. Terminou em 3º no GP de Macau de F-3 pela equipe ASM. Vale lembrar que empresas alemãs financiaram a carreira deste piloto.

Foi em 2007 que ele deu o passo mais importante de sua carreira. No início do ano se tornou piloto de testes da BMW Sauber. Disputou o GP dos Estados Unidos daquele ano no lugar de Robert Kubica, que se recuperava do acidente no GP do Canadá. Em sua estreia, Vettel marcou seu primeiro ponto na Formula 1. Nas sete últimas etapas, assumiu o lugar de Scott Speed na Toro Rosso. Seu melhor resultado foi 4º lugar no GP da China. Terminou em 14º.

Em 2008, num GP com muita chuva, em Monza, o alemãozinho venceu pela primeira vez, largando na pole e vencendo a corrida de ponta-a-ponta. Fez uma boa corrida no GP do Brasil, pressionando o líder, Felipe Massa, durante muitas voltas.

Interessante que sua 1ª vitória é semelhante com a 1ª vitória de Senna e Schumacher, duas lendas da F1. Nas três situações, estes pilotavam um carro de equipes consideradas "intermediarias" e os três debaixo de chuva.

Em 2009, ele conseguiu cinco vitórias, correndo para a equipe Red Bull. Sendo uma foi também de baixo de muita chuva. Depois de Jenson que conseguiu 7 vitórias neste ano, Vettel foi o segundo piloto que mais venceu na temporada. Faltou um pouco de constância, mas de qualquer forma ele conseguiu merecidamente o título de vice-campeão. De fato este alemão é o novo "fenômeno" da categoria. Parece que ele tem muito talento na arte de pilotar. Parece ser o "sucessor" de Michael Schumacher.

Mesmo errando muito, o alemãozinho foi capaz, merecidamente, ser o campeão de 2010. Das 15 poles da carreira, 10 foi nesta temporada. Pensava-se que iria amarelar no GP da Adu Dhabi, contudo fez uma excelente corrida, liderando de ponta-a-ponta. Assim, Sebastian Vettel se tornou o piloto mais novo a ser campeão da F1, superando o Lewis Hamilton.

No ano seguinte, em 2011, dominou a temporada inteira tornando-se bicampeão. Bateu os recordes de Mansell de mais poles position numa única temporada e de Fernando Alonso como o piloto mais novo a se tornar bicampeão.

Assim como em 2011, a temporada de Vettel em 2013 foi relativamente tranquila sendo ele, portanto, tetracampeão da categoria. Ao passo que ele tenha alcançado um recorde de Schumacher, de conquistar quatro títulos seguidos, ele conquistou também um novo recorde ao alcançar esta marca em apenas quatro anos.

Assim, Vettel, tem todo o talento necessário para pelo menos se aproximar do nível de Schumacher ou o de Senna. Basta apenas errar menos. Mas estes erros, aumentando sua experiência, certamente diminuirão ao mínimo possível.

Muitos que viram de perto este garoto correndo, sem a certeza absoluta que Vettel será um dos maiores pilotos da história, alcançando o Michael Schumacher. Portanto, precisamos aguardar o passar do tempo. Só este poderá dizer se Sebastian Vettel será um dos maiores pilotos do automobilismo!

Sebastian Vettel, Piloto de Formula 1 em flaviogomes.warmup.com.br

Sebastian Vettel, Piloto de Formula 1 em 2007 - f1fanatic

Sebastian Vettel, Piloto de Formula 1 em 2008 - correiodopovo.com.br

Sebastian Vettel, Piloto de Formula 1 em 2009 - examiner.com

Sebastian Vettel, Piloto de Formula 1 em 2010 - telegraph.co.uk

Sebastian Vettel, Piloto de Formula 1 em 2011 - walkingleaf.co.uk

Sebastian Vettel, Piloto de Formula 1 em 2012 - wikipedia.org

Sebastian Vettel, Piloto de Formula 1 em 2013 - mirror.co.uk

As Estatisticas de Sebastian Vettel

Grandes Prêmios193 Pontos na Carreira2337
Poles 49 Anos de F1 12
Pódios95 Melhores Voltas30
Vitórias 46 Pior momento da carreiraSem Informação
Titulos 4 Piloto FavoritoSchumacher e Senna