Vettel - É o melhor de todos os tempos?

Oi! Eu sou o Danilo!

As vitórias e o excelente desempenho de Vettel pilotando a Ferrari na temporada de 2015 reforça o que eu vinha dizendo a tempos:

Mesmo Vettel sendo campeão por quatro vezes seguidas, algo que só o Schumacher conseguiu, existe ainda muita controvérsia por aqui sobre sua capacidade como piloto, então resolvi falar um pouco sobre isso. Mas antes, vou falar um pouquinho sobre o histórico dele.

A primeira vez que ouvi falar sobre o Vettel, foi durante uma transmissão do Sportv em 2006. Talvez tenha sido durante o GP da Itália, quando o Lito Cavalcante se referiu a ele e ao Hamilton com muita empolgação. Além de dizer que ambos tinha muito talento, logo estreariam na Formula 1.

No ano seguinte, Vettel por acaso estreou na categoria, pela equipe BMW-Sauber, substituindo o piloto titular Robert Kubica que havia sofrido um grave acidente no GP do Canadá.

Vettel em 2007, ao lado de Nick Heidfeld. Opinião do Danilão - By globoesporte.globo.com

Assim, ele teve sua primeira participação no GP dos EUA onde marcou seu primeiro ponto.

Logo em seguida ele foi contratado pela equipe Toro Rosso no qual já deu um banho nos outros pilotos que passaram por lá, especialmente em 2008 quando venceu o GP da Itália de ponta a ponta. Confesso que até então eu não dava nada por este alemãozinho com cabelo de Luke Skywalker até acompanhar sua primeira vitória naquelas condições.

Com a saída de Coulthard, ele assumiu o posto da Red Bull a partir de 2009.

Mesmo sendo apenas uma equipe competitiva daquela temporada, Vettel venceu várias corridas, inclusive debaixo de chuva. De 2010 para cá, sabemos bem como vem sendo sua participação na Formula 1. (Conheça mais sobre a carreira de Vettel por meio de sua página em nosso site)

Mas se ele está ganhando tudo, quebrando recordes, inclusive os de Schumacher, por que há tantas críticas sobre ele?

É verdade que existem pessoas que reclamam de tudo, mas falando sobre o ponto de vista mais abrangente, existe a questão que, Vettel só vence porque tem o melhor equipamento nas mãos. Isso é a pura verdade. Todavia, de nada vale o bom equipamento, se não há alguém suficientemente competente para usar tudo o que ele pode oferecer. Afinal o carro, por mais computadorizado que seja na Formula 1 moderna, ele não funciona sozinho.

Outra questão que raramente acontece com ele é, o carro apresentar algum problema durante a corrida, se recuperar e vencer. Ou então largar em último e vencer a corrida. Confesso que não me lembro se isso alguma vez aconteceu.

Por melhor que o Vettel seja na pista, ele apenas usa tudo o que aprendeu com os pilotos mais destacados da categoria. Por enquanto, não desenvolveu nenhuma técnica exclusiva. Por exemplo: Piquet além de ter sido “superacertador” de carros, foi o primeiro a usar as mantas de aquecimento dos pneus. Hoje isso é regra na Formula 1. Senna, por outro lado, percebeu que um rigoroso treinamento físico é fundamental para o bom desempenho durante um Grande Prêmio. Este procedimento é padrão entre todos os pilotos atualmente.

Se pensarmos por este ponto de vista, Vettel está um passo atrás destes pilotos, mesmo que conquiste mais vitórias do que eles.

Sebastian Vettel - Opinião do Danilão

Assim, Vettel talvez ainda não seja o melhor piloto de todos os tempos, mas certamente é o melhor piloto da Formula 1 moderna. É difícil saber se ele será capaz de superar os números de Schumacher, mas para ser o melhor piloto da história, ele precisará não só continuar vencendo, mas precisa desenvolver algo exclusivo e deixar isso como legado, o qual outros pilotos mais tarde vão copiar.

Portanto, mesmo que 'Sebastião' Vettel não seja O melhor de todos, sem dúvida é UM dos melhores de todos os tempos!