Lembranças – Resumo da Formula 1 em 1996

O campeonato de 1996 foi um ano histórico para a Formula 1. Foi nesta temporada que a F1 passou a ter os moldes atuais: O sinal verde foi extinto do procedimento da largada, sendo ele trocado pelas luzes vermelhas se apagando e os carros passou a possuir aquela proteção extra usada até hoje.

A Ferrari trocou seus dois pilotos, Gerhard Berger e Jean Alesi, por Michael Schumacher, levando consigo seus engenheiros da Benetton, sendo um deles o chamado Ross Brawn, iniciando, portanto, uma das alianças mais vitoriosas da história da Formula 1.

Sem Michael Schumacher, a Benetton não conseguia ser mais a mesma de antes. Gerhard Berger por exemplo, abandonou 10 de 16 corridas, tendo uma derrota esmagadora de seu colega Alesi. O time não venceu nenhuma corrida terminando em 3º no campeonato.

A Williams trocou David Coulthard pelo campeão da Formula Indy, Jaques Villeneuve. Mesmo estreando, Villeneuve logo na primeira corrida mostrava ser um piloto muito rápido e competitivo. Ele venceu 4 corridas.

Rubens Barrichello continuou na Jordan. Documentos confidenciais que foram revelados posteriormente, constataram que a Ferrari estava muito interessada no jovem promissor brasileiro, mas o patrocinador principal da equipe, preferiu Eddie Irvine, colega de Rubinho no ano anterior. Barrichello terminou o campeonato com 11 pontos.

Damon Hill, Williams, parecia ser outro piloto. Diferente de anos anteriores, Hill passou a ser um piloto calmo e assertivo. Errava de vez em quando, mas dominou o campeonato do começo ao fim e se consagrou campeão com quase 30 pontos de diferença do vice, seu colega Villeneuve. Embora ele tenha vencido de forma merecida, é preciso reconhecer que ele não teve adversários.

No fim da temporada, a poderosa Renault anunciou sua retirada da Formula 1 após o término do campeonato de 1997.

Outro anúncio surpreendente foi a demissão de Damon Hill, mesmo sendo ele o campeão de 1996 pela Williams. Vários pilotos entraram na lista para sucedê-lo, inclusive Rubens Barrichello que fazia uma boa temporada pela Jordan, mas o escolhido logo foi anunciado: o alemão Heinz-Harald Frentzen.

Enquanto isso na Ferrari, Michael Schumacher sofria muito com as várias quebras de seu carro, mas a sua incrível vitória debaixo de um temporal no GP da Espanha mostrou que a equipe fez a escolha certa. Schumacher venceu 3 corridas naquele ano, performance acima da meta projetada!

Assim, a temporada de 1996 sofrera várias reviravoltas e o campeonato de 1997 seria muito aguardado, especialmente na Ferrari. Como seria a F1 em 1997?

(Volte para a temporada de 1995)

Resultado final dos seis primeiros bem colocados do Mundial de 1996

P. Piloto Equipe Pts.  
1 D Hill Williams 97 Temporada de Formula 1 em 1996, Williams Renault
2 J Villeneuve Williams 78 Temporada de Formula 1 em 1996, Williams Renault
3 M Schumacher Ferrari 59 Temporada de Formula 1 em 1996, Ferrari
4 J Alesi Benetton 47 Temporada de Formula 1 em 1996, Benetton Renault
5 M Hakkinen McLaren 31 Temporada de Formula 1 em 1996, McLaren Mercedes
6 G Berger Benetton 21 Temporada de Formula 1 em 1996, Benetton Renault

Temporada de Formula 1 em 1996, Ferrari by Pinterest

Temporada de Formula 1 em 1996, Jordan by Entrelinhas F1 - blogger

Temporada de Formula 1 em 1996, Williams 1996 - by YouTube

Temporada de Formula 1 em 1996, Arrows Footwork by Pinterest

Temporada de Formula 1 em 1996, Diniz, Ligier by Portal portszone

Temporada de Formula 1 em 1996, Jordan  by MotorSportM8