Lembranças - Resumo da Formula 1 em 1993

As cores dos carros era um espetáculo a parte, o grid de 1993 foi um dos mais bonitos da história recente da Formula 1. As cores da Ferrari, Williams, McLaren e Benetton, deixavam as disputas ainda mais bonitas.

O circuito da África do Sul seria o primeiro GP do ano. A primeira corrida do ano, dizia em partes como seria o restante da temporada: O poderoso carro da Williams FW-15, pilotado por Alain Prost seria o carro que teria mais chances de alcançar o título.

Ayrton Senna teria um carro problemático, nem mesmo pôde fazer testes de pré-temporada. Mas seu talento lhe permitia disputar as primeiras posições das corridas. Michael Schumacher, não tinha um bom carro em mãos, mas o seu talento lhe permitia também estar entre os primeiros.

Este ano foi especial para Rubens Barrichello, pois foi a sua estreia na categoria. A primeira corrida mostrou como seria a carreira deste piloto: Carro quebrando e explicações do por que das quebras ou das rodopiadas.

A segunda corrida dele, no entanto, foi memorável, no circuito de Donnington Park. Em pista molhada, enquanto Senna dava um show, ultrapassando 5 carros em uma só volta, Rubens não ficou para trás! Ele largou em 11º e no final da volta, estava em 4º e no meio da corrida fez uma bela ultrapassagem em Alain Prost. Teria o seu 1º pódio. Mas como de costume, seu carro, não aguentou e abandonou a corrida.

Essa excelente desempenho sem dúvidas lhe rendeu propostas das grandes equipes, como por exemplo, a Benetton e a McLaren. Porém, ambos não estavam dispostos a pagar o valor da multa que a Jordan exigia pela transferência.

No decorrer da temporada, Senna fez o que pôde, mas seu carro não ajudava. Após as duas belas vitórias debaixo de chuva em Donnington e Interlagos, só venceria em Mônaco e depois no final da temporada: Japão e Austrália, o que facilitou a vida de Prost rumo ao título.

Schumacher sempre andou forte, contudo, inconstante. Errava muito. Conquistou apenas uma vitória, no disputado GP de Portugal, uma vitória merecida, pois foi ele precisou aguentar o Alain em sua cola, praticamente toda a corrida.

Interessante que, faltando duas corridas antes do início de Schumacher se tornar o maior piloto da história, (pelo menos em número) o comentarista da corrida concluiu: “Schumacher não é tudo que dizem não, ele está muito longe de ser um grande piloto”. Este comentarista nem imaginava que pelo menos nos 10 anos seguintes este piloto dominaria os campeonatos da Formula 1.

Alain Prost se tornou tetracampeão bem antes do fim do campeonato e se aposentaria no fim do ano. Todos estavam animados, pois isto abriu as portas para o Senna correr pela equipe Williams. Ninguém esperava que o contrato que ele assinara, por assim dizer, lhe custou a vida no ano seguinte.

O “vovô” Riccardo Patrese estava para se aposentar com um recorde de mais de 200 GP´s disputados, marca que o Barrichello só conseguiu ultrapassar em 2008. Damon Hill com seu carro 0, conquistou sua primeira vitória no GP da Hungria e repetiu no GP da Bélgica. Contudo, estava longe de andar no ritmo de Prost, mas sua contribuição foi importante para a conquista do título da Williams no campeonato de construtores. Assim também se deu com os colegas de equipe de Schumacher e Senna. O segundo piloto da McLaren, Michael Andretti, só dava prejuízos. A situação melhorou quando Mika Hakkinen o substituiu (e como melhorou!).

No GP do Japão, Senna conquistou sua penúltima vitória de sua vida (na Formula 1) e Rubens marcou seu tão merecido 1º ponto. A McLaren evidentemente progrediu no fim da temporada. Isso permitiu que Senna vencesse, portanto, os dois últimos GP´s, com certa medida de facilidade. Estes resultados foram importantes para a conquista do vice-campeonato, como consolo. A temporada de 1994 atingiria todas as expectativas? Será se seria tão emocionante como em1993? As novas regras dariam mais emoção durante as corridas?

Relembrando a temporada de 1994

Resultado final dos cinco primeiros bem colocados do Mundial de 1993

P. Piloto Equipe Pts.  
1 Alain Prost Williams 99 Williams Renault da temporada de Formula 1 de 1993
2 Ayrton Senna McLaren 73 McLaren Ford da temporada de Formula 1 de 1993
3 Damon Hill Williams 69 Williams Renault da temporada de Formula 1 de 1993
4 Michael Schumacher Benetton 52 Benetton Ford da temporada de Formula 1 de 1993
5 Riccardo Patrese Benetton 20 Benetton Ford da temporada de Formula 1 de 1993

Temporada de Formula 1 de 1993, Ferrari 1993 by pistonheads.com

Temporada de Formula 1 de 1993, jordan 1993 by tumblr.com

Temporada de Formula 1 de 1993, Larrousse f1 bandverde

Temporada de Formula 1 de 1993, Lola 1993 by www.statsf1.com

Temporada de Formula 1 de 1993, grid 1993 by splashandgo.zip.net - Motorsport.com

Temporada de Formula 1 de 1993, Senna vs Prost 1993 - by gpinsider.wordpress.com

Temporada de Formula 1 de 1993, by continental-circus.blogspot.com

Temporada de Formula 1 de 1993, Senna Schumacher Prost em Kyalami by f1speed.com.br