A Formula 1 e os Jogos Eletrônicos

Alguma vez você, já assistiu de perto uma corrida de Fórmula 1? Talvez muitos digam que "sim". Mas, já dirigiu um carro de Fórmula 1 em alguma vez em sua vida? Desta vez a grande maioria diga "não!' e devem concluir "bem que gostaria". Até mesmo no 'mundo dos pilotos' entrar num carro de Fórmula 1 é para poucos.

Por isso desde quando surgiu os jogos eletrônicos, o chamado video game, houve diversos jogos oficiais e não oficiais baseados na Fórmula 1. Quais são esses jogos*?

(*O mercado possui centenas de jogos do gênero, portanto citaremos apenas alguns dos jogos lançados. Você )

A Década de 80: O Início da Fórmula 1 no 'Mundo Eletrônico'

Jogos de Fórmula 1, F-1, Atari - by youtube.com O primeiro jogo mais parecido com a F1 já feito, foi o chamado F-1, para o primitivo Atari, feito pela Action Vision em 1976.

Mas com o passar dos anos, a tecnologia aumentou e surgiu os primeiros jogos baseados numa temporada de Fórmula 1. Além dos jogos de Arcade, foi lançado o World Grand-Prix Pole to Finish criada pela empresa japonesa Deco, em 1988.

Esse jogo, tinha uma jogabilidade boa, os gráficos bons, os nomes dos pilotos eram oficiais. Entretanto, o jogo era demasiadamente e enjoativo.

Depois saiu um dos jogos que mais fizeram sucesso na época. Este foi o não oficial F1 Super Monaco GP para um console de 16 bits. O avançado, da época, Mega Drive da Sega.

Esse jogo fez muito sucesso na época. Baseado na temporada de 89, os gráficos são ótimos, o som é bom a jogabilidade é perfeita e a diversão, nem se fala! O grande trunfo do jogo era iniciar a carreira numa equipe inferior, com o objetivo de vencer e gradativamente ingressar para a melhor equipe.

Logo depois surgiu para o Master System de 8 bits, também da Sega. Embora o jogo fosse divertido, a jogabilidade e o controle, deixavam a desejar. Para o console, Monaco GP era excelente e o jogador precisava dar o máximo de sí para vencer as corridas. O mal desempenho poderia resultar em Game Over. Todavia, a versão para Master System, obviamente era inferior, que a versão para Mega Drive.

A Década de 90 — A Revolução dos Jogos Eletrônicos de Fórmula 1

A Década de 90 como nenhum outro período da história humana, houve tanto progresso na tecnologia. Os jogos eletrônicos, não ficaram para trás. Abordaremos apenas alguns deles. Foi neste período que foram lançados o maior número de jogos de Fórmula 1 até o momento.

F1 Grand-Prix

F1 Grand Prix, foi lançado para o console que revolucionária a história dos games. O Super Nes conhecido também com Super Nintendo.

Com também 16 bits de capacidade, a japonesa Video System lançou este game para o console.

Os gráficos não são muito bons, mas a jogabilidade é boa. Baseado na temporada de 1991, o jogo dispõe todos os carros e pistas da temporada. O som é razoável. Se por exemplo você faz uma lambança na largada e todo mundo começa a bater, acontece uma nova largada. Por ser um jogo rápido, torna-se mais difícil de se acostumar, mas vale a pena conhecê-lo.

Outros dois jogos de Super Nintendo baseados na temporada de 1991 são os jogos F1 Circus e F1 Battle Grand Prix e o revolucionário World Circuit, com gráficos em 3D.

Foi lançado também F1 Grand-Prix para Mega Drive, mas o jogo é muito ruim.

F1 Grand-Prix 2

Dois anos depois surgiu o F1 Grand Prix Part 2 para Super Nintendo, lançado em 1993. Baseado na temporada de 1992, o jogo tem bons gráficos, o som teve uma grande melhora, mas infelizmente a jogabilidade é muito ruim. Por exemplo. Se você larga nas últimas posições do Grid, em poucos instantes os primeiros colocados já quase estão te abrindo volta. Esse jogo é realmente difícil! Mas será que a Video System parou por aí?

F1 Grand-Prix 3

F1 Grand Prix Part 3, lançado para Super Nes em 1994, o jogo é baseado na temporada de 1993. Os gráficos são surpreendentemente melhores, a diversão é surpreendente, o som para o console é um dos melhores, mas...a jogabilidade continua a desejar. O controle embora tenha melhorado em relação ao da versão passada e o primeiro colocado não dispara na frente, o jogo ainda é muito difícil.

Neste, você pode configurar o carro deste do freio até os aerofólios. Você pode habilitar controle de tração, suspensão ativa ou reativa e assim por diante. Neste respeito o jogo é completo.

Outro detalhe muito divertido é que o F1 Grand Prix Part 3 tem o modo no qual você é o dono da equipe. Seu objetivo é progressivamente comprar as melhores peças, que vão desde pneus aos motores, além de procurar os melhores pilotos para tornar de sua equipe, a melhor da categoria.

O jogo também disponibiliza os circuitos usados nas temporadas de 1991 e 1992, além dos oficiais de 1993.

F1 Grand Prix mesmo sendo um jogo muito difícil de se acostumar vale a pena tentar se adaptar ao seu estilo, pois a série é uma das mais completas dos games da época.

F1 Grand Prix foi lançado também para MAME.

Jogos de Fórmula 1 - Grand Prix, Part 2, Part 3, Super Nes

A Fórmula 1 no Mega Drive

Alguns anos após lançamento do Super Monaco GP, o console também foi contemplado pelo lançamento F1 Grand prix, entre outros que falaremos mais adiante.

Mas o jogo lançado na época que marcou história, foi o lançamento da segunda versão de Monaco GP. Este ficou conhecido como Ayton Senna F1 Super Monaco GP 2. Esse jogo é simplesmente incrível. Este tem todas as qualidades da primeira versão e muito mais.

Esse Game também baseado na temporada de 1991. Seu objetivo é progressivamente, ingressar na melhor equipe ou no melhor carro da época e superar Ayrton Senna.

Se conseguir esta façanha, ao final, você receberá um abraço e o reconhecimento do melhor piloto da época.

Outro jogo para Mega Drive, baseado na temporada de 1991 é o Ferrari Challenge (também lançado para Nintendo).

Seus desenvolvedores tinham como objetivo superar o sucesso da serie Monaco GP, produzindo um jogo similar, com algumas melhorias. Mas o gráfico é ruim, a jogabilidade é inferior, e o jogo até pode ser divertido, mas precisará de muita paciência do jogador. De forma similar, o objetivo do jogador é alcançar progressivamente a melhor equipe da série e ser o melhor piloto do mundo.

A Fórmula 1 em 1992

Surgiu vários jogos de Fórmula 1 baseados na temporada de 1992. Além do F1 Grand Prix Part 2, lançou-se Nigel Mansell World Grand Prix para Nes, Mega Drive e Super Nes.

A série Nigel Mansell provavelmente foi um dos melhores jogos daquela geração, por sua jogabilidade, ótimos gráficos e a diversão proporcionada, embora o jogo possua apenas metade dos pilotos oficiais da temporada.

Além desse, surgiu F1 Pole Position para Super Nintendo, criado pela Ubi Soft, também licenciado.

O F1 Pole Position, tem ótimos gráficos, e mesmo não sendo completo como F1 Grand Prix, teria tudo para ser um dos melhores, mas a jogabilidade horrível, não permitiu o jogo ter o sucesso esperado.

F1 Sensation

1 Sensation, criada pela famosa Konami, foi o melhor jogo de Fórmula 1, para 8 bits. Baseado oficialmente na temporada de 1992, o jogo é simplesmente incrível! Você pode escolher 4 das melhores equipes da época. Além disso, pode-se alterar as cores do carro.

Assim como a maioria dos jogos da época, o grid não é completo. Assim, apenas parte dos pilotos da época participam das corridas. Mas, neste game você pode escolher quem serão seus rivais durante a temporada, podendo escolher desde Nigel Mansell, Ayrton Senna e Michael Schumacher à Alexandro Zanardi, Giovanna Amatti e Damon Hill.

Independentemente da equipe que escolher, Williams, McLaren, Benetton ou Ferrari, para cada corrida você precisará fazer os ajustes corretos no carro para tentar ser o campeão da temporada. Os ajustes vão desde o tipo de pneus ao tipo de motores, V8 a V12. O clima das corridas é imprevisível e você precisa traçar uma estratégia de acordo com a escolha do equipamento. Por exemplo, se você escolheu ir para a corrida com pneus macios, ou terá que fazer uma corrida economizando o desgaste dos pneus ou terá que fazer uma ou duas parada nos boxes para trocá-los. Se optar por não fazer nenhuma parada de troca de pneus, você teria que escolher os pneus duros, mas a perda de desempenho com eles é muito grande.

A Fórmula 1 em 1993 e 1994

Jogos de Fórmula 1 - Grand Prix 2, PC - by youtube.com

Os anos vão se passando e os jogos vão se evoluindo. Em 1993 surgiu o F1 Pole Position 2, com novas opções de jogo, gráficos, som e jogabilidade melhores, comparado ao da primeira versão.

Em 1994, surgiu para Mega Drive e Super Nes o F1 WCE. A versão do console da Sega, você pode escolher apenas 8 equipes e 16 pilotos. O jogo em geral é muito bom, embora os gráficos não sejam tão bons assim.

A versão para Super Nintendo tem os gráficos muito melhor, porém, a diversão já nem tanto. O estilo do jogo parece de Top Gear. As pistas parecem estradas. Tem todas as equipes da temporada, mas, você pode escolher apenas um piloto de cada equipe, ao contrário da versão para Mega Drive.

Também baseado na temporada de 1994 surgiu o Grand Prix 2, conhecido como GP2, lançado para o PC em 1996. Este não era apenas um jogo, mas sim um simulador. Grand Prix 2 desenvolvido pela empresa Paramount, foi um dos simuladores de Fórmula 1 mais vendidos até hoje.

O simulador tinha um dos melhores gráficos da época, o jogador podia fazer todos os principais ajustes do carro e, para chegar ao topo, você precisa pelo menos ter noção básica de cada função do Setup. Este possuía licença. Assim ele possuía todos os pilotos que concluíram a temporada e as equipes oficiais. Apenas foram excluídos, entre outros, Ayrton Senna e Roland Ratzenberger. Mas nada que não pode ser resolvido com um software desenvolvido pela empresa, chamado de GP2 Edit.

Outro lançamento destacado da época foi o Fórmula One World Championship: Beyond the Limit, lançado apenas para Sega CD.

Para muitos, este foi o sucessor de Super Monaco GP, e com toda a razão. Com a tecnologia de 32bits, acomplado no Mega Drive, o jogo disponibiliza todos os pilotos, equipes e circuitos da temporada de 1993, com excessão de Ayrton Senna que havia apenas licenciado o uso de seu nome em Super Monaco GP2. Este detalhe negativo é encontrado na maioria dos jogos da época.

Possui também pequenas gravações em vídeo de algumas das principais cenas da temporada, algo totalmente novo para a época.

Este poderia superar a versão Super Mônaco GP com tranquilidade, visto que o jogo possui também o modo carreira, no qual começamos numa equipe inferior e de acordo com o progresso, ingressamos nas equipes maiores.

Mas como nem tudo é perfeito, o controle do jogo é muito dificil se adaptar o que certamente colocou tudo a perder.

A Fórmula 1 de 1995 à 1999

Jogos de Fórmula 1 - Fórmula 1 95 - Playstation - by theisozone.com

Em 1996, o console Sony Playstation de 32 bits, produziu o famoso F1 World Championship, baseado na temporada oficial de 1995. O gráfico do jogo é um dos melhores desenvolvidos para o console, o som é quase real, a jogabilidade excelente. É possível escolher todos os pilotos, sem exceção, da temporada, diferente de qualquer lançamento do gênero da época. É possível até mesmo jogar online com outro jogador.

Mas, para os mais exigentes, o jogo deixava a desejar. Não haviam regras durante as corridas, bandeiras, desclassificações, etc. O setup do carro era o mais básico possível, apenas escolher três opções de pneus, asas e a quantidade de combustível.

De qualquer forma, este jogo também foi um marco para a revolução dos jogos de corrida e de Fórmula 1.

Em 1996, citaremos dois jogos para a respectiva temporada. Um é o do Nintendo 64 o F1 Pole Position 64. O gráfico é bom mas os carros eram esquisitos, e a jogabilidade era terrível. No ano seguinte, o console foi contemplado por uma nova versão do jogo produzido pela Video System. Esta nova versão, baseada na temporada de 1997, certamente foi o melhor jogo de Fórmula 1, lançado para Nintendo 64.

Nesta época também foi lançado o Fórmula 1 Championshi Edition, conhecido como Fórmula 1 97 para Playstation.

Criado também pela Bizarre Creations / Psygnosis, esse jogo simplesmente é surpreendente. O gráfico era excelente . Vários ângulos de câmeras, jogabilidade excelente, sons realísticos, narração em vários idiomas, entre as várias qualidades.

Com o sucesso do “Fórmula 1 97” os fãs aguardavam com muita ansiedade o lançamento do Fórmula 1 98. Mas quando finalmente lançou no segundo semestre de 1998, a decepção foi tão grande quanto a expectativa.

A  Psygnosis, agora aliada a Visual Science, foi quem produziu esta nova versão. A jogabilidade era horrível, os gráficos e sons piores ainda. O grande destaque, comparado ao das versões anteriores, foi a animação dos mecânicos realizando a troca de pneus e reabastecimento.

Nesta época foi lançado também a versão de Monaco GP, para Playstation, N64 e Dreamcast. De todos eles, a melhor versão ficou para o Dreamcast. Este jogo não possuía licença da FIA, assim ele só tinha o traçado correto dos circuitos de 1998.

Em 1999 lançou-se o Fórmula 1 99 tanto para Playstation com para PC. Para o Playstation, o jogo foi muito melhor que a versão anterior. O jogo é um dos mais difíceis, o gráfico era ótimo. Entretanto a jogabilidade é meio estranha. Tanto para PC como para "Play", o jogo tinha defeitos sérios. Por exemplo, quando se entra nos Boxes, junto com outros carros, simplesmente eles te atropelam. Seu carro torna-se um carro fantasma.

A Fórmula 1 no Século 21

Jogos de Fórmula 1 - F1 2001 - Playstation 2 - by futuregamez.net

Em 2000 lançou-se os melhores jogos de F1 da temporada de 98. Um foi para Dreamcast, o F1 World Championship e para o PC o foi o lançamento do lendário Grand Prix 3. Os gráficos e o realismo do jogo, simplesmente eram perfeitos para a época. Assim como o GP2, a nova versão não era apenas um jogo de Fórmula 1 e sim um simulador completo.

Na época também foi lançado pela EA Sports, o F1 2000, lançado para PC e Playstation.

A versão do Playstation, tinha gráficos razoáveis. O som dos carros era aceitável é razoável, a jogabilidade era muito boa. Entretanto, o jogo tornava-se meio enjoativo por ser lento, e os pilotos de inteligência artificial muito fáceis de superar, até mesmo no modo mais difícil.

O F1 2001 para PC, simplesmente era fenomenal! As pistas eram super detalhadas, o som era realístico. Mas também por se tratar de um simulador, o jogo não foi bem aceito por ser quase impossível jogá-lo apenas com os controles convencionais ou o teclado.

Já o Fórmula 2001 do Playstation, tinha uns gráficos bonitinhos (versão produzida pela  Psygnosis), mas o jogo não corresponde. É um pouco difícil acostumar com o controle, mas fazer ultrapassagem era a coisa mais fácil do mundo, isso tornava o jogo muito chato.

Por fim, o F1 2002 para Playstation 2, também foi surpreendentemente bom. Talvez o mais real da época.

No ano seguinte e posterior, foram lançados o F1 Challenge, coletânea aperfeiçoada de toda a série da EA Sports, com as temporadas de 2000 a 2002 em um só jogo. Depois foi lançado a quarta versão do Grand Prix, o GP4 e Grand Prix 4.

Desde 2003 a 2009, os direitos do uso da marca F1, foram todos cedidos para a Sony. Por esta razão, jogos oficiais eram produzidos apenas para Playstation 2 e Playstation 3.

Atualmente, a dententora de direitos ficou com a Codemasters que lança desde 2010, versões dos jogos para os principais consoles. Eles sem sombra de dúvida tem o melhor visual de todos os jogos oficiais baseados na Fórmula 1 e enquanto existir a eletrônica e seus videogames, sempre haverão jogos que o ofereça ao usuário a experiência mais aproximada possível ao de um piloto de verdade de Fórmula 1!

Assim, é quase impossível manter este texto atualizado. A cada ano lança-se diversos simuladores e jogos baseados na Fórmula 1 e a cada lançamento uma novidade.

Nota: Este texto foi produzido em 2004 e atualizado em 2013.

Se desejar consultar a lista de todos os jogos de Fórmula 1, consulte esta tabela no Wikipedia.

Curso de Automobilismo Virtual

Quer aplicar essas técnicas reais em sua pilotagem no automobismo virtual? Faça agora mesmo o curso especial de Automobilismo virtual. Clique no link abaixo e veja as vantagens do curso.
CLIQUE NO LINK: Curso de automobilismo virtual com Academy Driving



CLIQUE NO LINK: Curso de automobilismo virtual com Academy Driving