Danilo Santos As Crônicas de um Piloto

Crônicas de Danilo Formula 1

As Crônicas de um Piloto

Capítulo 8 - O Fim do Caso

Enquanto os pilotos seguem sua rotina, Danilo permanece preso na Espanha, onde deverá ficar até o fim do caso. Takuma Saito também decide ficar no país. Provavelmente ele será chamado para depor.

O julgamento que decidirá a inocência de Danilo será amanhã ele está muito ansioso para que isso aconteça.

As investigações sobre este caso prosseguem e novas descobertas deixam os investigadores muito intrigados. Estas estão mantidas em absoluto sigilo e o resultado delas serão apresentadas todas no julgamento.

Enquanto isso, a mídia faz plantão onde Danilo para passar o máximo de informações possíveis. O GP de Mônaco se aproxima, contudo, o evento está em segundo plano.

A Ferrari escolhe seu piloto reserva, Macos Gener, para seu o substituto de Danilo.
Em sua cela, as noites pareciam cada vez mais longas e o amanhecer cada vez mais distante. Além do mais, por mais que tentasse evitar, ele pensava muito em Pérdula. Visto que fazia meses que nunca mais tiveram contato, a saudade apertava e ele passou a projetar uma nova carta à ela.

Alguns dias depois de sua detenção, seus advogados finalmente conseguiram convencer a promotoria e ele agora poderia responder ao julgamento em liberdade. Contudo, foi necessário pagar ao Estado uma fiança de 100 mil Euros! Um preço alto, mas pelo menos o sofrimento do garoto, diminuiria um pouco.

O dia do julgamento chegou. Danilo e seus advogados  comparecem ao local marcado para o julgamento, mas devido a problemas técnicos, não foi possível realizar o evento e, portanto, foi necessário alterar a data para o dia seguinte. É óbvio que a angustia em Danilo aumentou ainda mais.

Enquanto isso, em Mônaco, Fernandu continua feliz da vida, pois ele é o líder do campeonato. Seu único rival seria o finlandês Kini que continua tendo muitos problemas com o carro.

Quase ninguém, inclusive os pilotos que estavam em Mônaco, poderiam receber notícias sobre o julgamento. Alguns que se diziam amigos de Danilo até gostariam receber alguma informação, mas não conseguiam, ainda porque eles estavam sendo incentivados a se concentrar no treino livre que começara na manha de quinta-feira.

Algo notável no GP de Mônaco é que os treinos livres iniciam na quinta, ficando sexta-feira um dia livre, para outros eventos publicitários.

Para este ano, os diretores fizeram algumas mudanças no circuito, visando à segurança dos pilotos. A saída dos boxes foi estendida até o fim da primeira curva, após a linha de chegada, bem diferente de como era no ano passado. Ampliaram o tamanho dos boxes e diminuíram as ondulações da pista.

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

De qualquer forma, Mônaco é o GP mais charmoso, o mais antigo e o mais desafiador da Formula 1.

Ele é conhecido por curvas de baixa velocidade, além de ser nas avenidas do principado, as quais são muito estreitas, sendo um grande desafio para os pilotos.

Nilson Pequit, ex-piloto, três vezes campeão na F1, comparou correr em Mônaco, como andar de bicicleta dentro da sala de casa.

No ano passado Schumacher conseguiu vencer a corrida, mesmo sendo atrapalhado por Saito durante o GP.

Na quinta-feira os treinos se iniciam, e como sempre, Fernandu era o mais rápido. Michel por mais que tentasse, seu carro Ferrari não o ajudava muito. Kini mesmo com alguns problemas, era um dos mais rápidos da sessão.

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Enquanto o treino-livre acontecia, Danilo e seus advogados compareceram ao Supremo Tribunal da União Europeia para se explicar perante o juiz. Apenas um representante da Ferrari estava ali.

Enquanto isso, o tão esperado julgamento se inicia e este se estende ao longo do dia. No decorrer no julgamento, os relatórios da investigação são revelados.

A grande surpresa foi que, funcionários e ex-funcionários, tanto da equipe Ferrari como BAR, estavam envolvidos em uma sabotagem milionária. Alguns executivos da marca patrocinadora da Ferrari e patrocinadores do próprio Danilo, também estavam ligados a este esquema.

Visto que pessoas próximas a ele estavam neste esquema, eles obtiveram informações pessoais de Danilo e com ajuda dum cracker “profissional”, conseguiram mascarar toda a fraude, por alterar informações pessoais do Sistema Unificado Europeu de Dados.  Assim, podiam desviar a atenção da justiça, caso alguma coisa desse errado, ele seria o responsável por tudo.

Depois de exaustivas horas de julgamento, o júri tinha um veredicto. Porém, este seria apenas revelado no dia seguinte.

No dia seguinte, na hora marcada, todos novamente compareceram ao tribunal. Havia muita apreensão da parte do réu. Mas para seu alívio, Danilo foi declarado inocente de todas as acusações.

Mas a história não termina. Neste mesmo dia, ele deverá prestar contas no Supremo Tribunal do Automobilismo Mundial, em Paris, referente à suposta má conduta.

Neste outro julgamento, alguns representantes da Ferrari estavam lá e também Takuma Saito. Depois de incansáveis depoimentos, o júri chega a uma decisão:

... Referente ao réu Danilo Santos de cidadania brasileira, considero, inocente de todas as acusações. Poderá manter seus vínculos com a entidade automobilística da Formula 1 ou qualquer outra categoria. No entanto, perderá seu título de campeão e este será entregue ao segundo colocado do mundial de pilotos, o alemão Michel Schumacher... Pois ele não foi forçado por ninguém para realizar tal luta, entrando nesta situação por livre espontânea vontade. Estamos totalmente convictos que este incidente, mesmo indireto, influenciou o resultado e o comportamento dos pilotos e que, por ventura, influenciou o resultado final do campeonato. Assim, declaro este caso encerrado. E que isso seja de exemplos a todos os esportistas de qualquer natureza.

Uma decisão favorável, porém, polêmica. Se ele foi considerado inocente, porque o desclassificariam?

Até mesmo os mais críticos tentavam entender esta decisão estranha. De qualquer forma, a vida prosseguia e se ele quisesse participar do GP de Mônaco, em curso, poderia.

Danilo ficou contente, mas muito frustrado. Na saída do fórum Saito deu um forte abraço em seu amigo e novamente lhe pediu desculpas por tudo aquilo. Os dois seguiram para o aeroporto. Saito voltou para sua terra, enquanto Danilo viajou direto para Mônaco.

Visto que a decisão do Supremo Tribunal, de certa forma, favoreceu Michel Schumacher, muitos passaram a desconfiar se ele, ou alguém ligado a ele, de alguma maneira, poderia estar envolvido naquele esquema. Obviamente, isto não tinha como ser provado!

Embora o caso tenha encerrado, as investigações sobre o caso continuava.

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo SantosDanilo com seus óculos escuros cobrindo seu olhar de profunda angustia, sentado na poltrona do avião olhando para a janela e para nuvens, novamente lembrou-se de Pérdula e em todo vexame que passou, por tentar seguir os caminhos de seu coração.

No aeroporto diversos jornalistas do mundo todo tentam arrancar alguma palavra dele. Todos quase o esmagam de tanto o desespero para entrevistá-lo. Andando, ele apenas olha para as câmeras e diz: - “Estou bem, deu certo, finalmente perceberam que eu não tenho nada a ver com aquilo tudo! Se eu vou já correr neste GP, eu não sei, a equipe e eu vamos ainda decidir. Obrigado!”

O desfecho deste caso repercutiu no mundo inteiro e todos na área do esporte davam seu palpite ou especulava qual seria a verdadeira razão para desclassificá-lo. Afinal, aquele incidente aconteceu há quase um ano.

No dia seguinte, após o café da manhã, seu diretor técnico e ele tem uma longa conversa. Ele em nome da equipe, pede desculpas à Danilo e ele por fim decide participar no GP de Mônaco.

(Contínua no próximo capítulo | Confira também a tabela do campeonato)

Gostou da histórinha? Compartilhe agora com os amigos: