Danilo Santos As Crônicas de um Piloto

Crônicas de Danilo Formula 1

As Crônicas de um Piloto

Capítulo 11 - A infelicidade de Kini Haikkonen!

A Formula 1 tenta esquecer das sabotagens e golpes e se prepara para o GP da Europa que será na república de Luxemburgo.

Nos treinos de sexta-feira, tivemos os pilotos de testes andando muito rápido. Naquela época eram permitidos pilotos de testes participarem livremente nos treinos.

Entre os pilotos principais, Nicko Heidfeldi, Williams BMW, foi o mais rápido. Parecia que a Williams conseguiu se acertar e voltou ao caminho da vitória.

No classificatório, Heidfeldi foi o mais rápido e seu parceiro, Marko Webber, o 3º mais rápido. Kini Raikkonen conseguiu posicionar seu carro entre os dois carros da Williams.

Pela primeira vez no ano, os carros da Renault, tanto de Alonzu, como o de Fisichella, não foram bem na sessão. Um largará em 6º e o outro em 9º.

Fisichella e a parte da equipe que o apoia, conseguiram trazer para um psicólogo bem reconhecido e este ajudará o piloto a lhe dar com a situação crítica que vive dentro da equipe.

Na Ferrari, por incrível que pareça, mesmo depois de tantas adversidades, Danilo apresentou sinais de recuperação e largará na frente do alemão pela primeira vez nesta temporada. Largará na 7ª posição, em quanto Michel largará na 10ª posição.

Ao ser entrevistado pela rede Dobro, ele esboçou certo otimismo sobre o que esperava da corrida de domingo:

- Ah sem dúvida o nosso carro está evoluindo e eu me sinto bem confortável no carro. O desgaste excessivo dos pneus era o nosso maior problema. Encontramos um bom setup e acho que posso fazer uma boa corrida.

Em seguida, o repórter perguntou: Você passou por uma situação muito difícil nas últimas semanas, com aquela história de sabotagem, aquela polêmica decisão da Federação de ter desclassificado você. Você acha que tudo isso já é uma página virada da sua vida?

- É óbvio que isso não tem sido fácil. Ser preso como um criminoso e ficar na cadeia injustamente não são coisas simples para se esquecer. Sobre o título, não tenho o que dizer sobre o assunto. Isso me desanimou bastante. Mas de qualquer forma preciso me concentrar para a corrida, fazer o que gosto e tentar começar tudo outra vez.

Devido ao título de campeão ter sido transferido para o Michel, a Federação ordenou que a Ferrari alterasse a numeração dos carros. Assim, Schumacher voltou a ser o nº 1 e Danilo Santos o nº 2 ou se preferisse o nº 0. A Ferrari acatou prontamente a ordem, sem grandes problemas.

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

O dia da corrida estava muito bonito e não havia possibilidade nenhuma de chuva. Céu azul, vento fraco e humidade relativa do ar "no ponto certo"!

Kini está muito feliz com o resultado da Classificação. Ele acredita que o carro da Williams está mais leve, ou seja, com menos combustível, e por isso, tem tudo para vencer a corrida. Com Alonzu largando mais para trás, ele poderá se aproximar ainda mais na pontuação do campeonato, caso vença novamente.

A largada aconteceu no horário previsto e logo Kini assumia a liderança.

Alguns carros se tocam na primeira curva, forçando muitos abandonarem a corrida. Ao passo que Alonzu se deu muito bem com esta bagunça, Michel se deu muito mal. Danilo precisou jogar o carro para a área de espace para não bater. Perdeu algumas posições, mas seu ritmo estava muito consistente e aos poucos ele se recuperou.

Na parte final da corrida, faltando cinco voltas para o final, Kini Haikkonen é o líder isolado e caminha para sua 2ª vitória consecutiva. Alonzu fez uma boa corrida de recuperação e havia ultrapassado Heidfeldi e, portanto, ocupava a 2ª posição. Danilo ocupava a 4ª posição.

Sem explicação aparente, Kini passa reto na curva RTL. Talvez os pneus estivessem excessivamente gastos. Embora ele tenha conseguido voltar para pista, tudo indica que algo não estava normal. Após o retorno para a pista, iniciou uma longa conversa entre Haikkonen e seu engenheiro pelo rádio:

(Engenheiro de Kini) – O que houve?

(Kini) – Não sei exatamente. Os pneus estão gastos, mas não sei por quê o carro se comportou assim.
(Engenheiro de Kini) – Você está sentindo algo danificado em seu carro?

(Kini) – Positivo! Estou tendo dificuldades em contornar as curvas, especialmente as curvas para a direita. A suspensão danificou?

(Engenheiro de Kini) – Estamos analisando os dados da telemetria. Aguarde um momento, que daremos a resposta!

Enquanto isso, Haikkonen estava sendo alcançado por Alonzu. A distância entre os dois era muito grande. Com o carro avariado, Alonzu em 3 voltas conseguiu "tirar" 4 segundos do piloto da McLaren. Sentindo que poderia o alcançar, o jovem piloto acelerou tudo o que podia.

Logo em seguida, o engenheiro dá a resposta para Kini:

(Engenheiro de Kini) – Kini, seu carro está com a suspensão dianteira direita avariada!

(Kini) – Como é? Você tem certeza?!

(Engenheiro de Kini) – Sim! Você deve recolher o carro para a garagem imediatamente...

Enquanto a corrida prossegue Kini precisa pilotar o carro e tomar uma decisão muito difícil: Abandonar a corrida ou vencer e alcançar Alonzu na tabela do mundial...

(Kini) – Não pode ser! Eu estou quase ganhando esta corrida, falta apenas duas voltas, como isso pode ter acontecido comigo?!

Então ele volta a questionar o seu engenheiro:

(Kini) – Confirme o número de voltas restantes?

(Engenheiro de Kini) – Uma volta e meia!

(Kini) – Meu carro ainda está dirigível! Eu vou continuar e, vencer esta corrida!

(Engenheiro de Kini) – Como é que? (esbravejou ele)

(Kini) – Não vou recolher, vou vencer de qualquer jeito esta corrida, nem que eu faça isso com 3 rodas apenas! Depois vou lhe dar o meu champanhe!

(Engenheiro de Kini) – Você ficou maluco? Negativo! A suspensão está para se romper. Você poderá causar um acidente pavoroso. Não faça isso Kini!!!!

(Kini) – Está decidido!

(Engenheiro de Kini) – O que!? Não me responsabilizo se você de esborrachar no muro, está me entendendo?

(Kini) – Sim!

Kini fez sua última volta com todo cuidado possível. Alonzu se aproximava perigosamente. Era possível vê-lo pelo retrovisor.

Nos boxes a equipe estava com o "coração na mão". O clima era de pura tensão. O engenheiro tinha certeza absoluta que a suspensão não aguentaria.

- Não vai aguentar, tenho certeza! Kini está com 90% da suspensão avariada... Espero que não aconteça nada com ele – Disse o Engenheiro ao seu assistente.

Ao ver reparar o carro do Alonzu cada vez maior em seus retrovisores, Haikkonen não mais toma o cuidado que deveria, e acelera ainda mais para garantir a vitória. Isso avariou mais rapidamente a suspensão.

Ao contornar a Curva S Veddol, Haikkonen força demais a suspensão ao passar o carro pelas zebras. Com a câmera onboard é visível a trepidação do carro e a suspensão se rompendo. Embora ele sentisse a forte vibração, ele não tinha noção visual de como estava ela. Ele estava totalmente focado na vitória. Se aproximava da última curva quando....

- O que!?! Não pode seeer!!!!!!! – Grita Haikkonen em seu cockpit.

Seu carro deu um salto mais forte e este movimento faz a suspensão romper de uma vez. O pneu se solta e literalmente atropela os ferros que o segurava. O choque entre o pneu e as barras da suspensão foi tão forte que ela se partiu em mil pedaços. O pneu continuava seu curso em direção a cabeça de. Kini. Ele via a cena sem poder fazer nada, tendo certeza que seria atingido.

Quando o pneu estava a "um palmo" de seu cockpit, o movimento do pneu foi instantaneamente neutralizado por um cabo de segurança que fica por baixo da suspensão de todos os carros. Se não houvesse este cabo, não havia dúvidas que o pneu atingiria sua cabeça e provavelmente Kini seria nocauteado.

Embora o pneu não oferecesse mais perigo, o carro do piloto perdeu totalmente o controle e seguia desgovernado rumo ao muro de proteção. Seu carro viajava num velocidade de aproximadamente 200 km/h. Ele bateria lateralmente, mas o cascalho especial usado nos circuitos absorveu toda esta velocidade e o carro nem sequer bateu no muro. Ao parar, Haikkonen dá um suspiro e sai do carro desolado.

Ele não se feriu neste acidente, mas para sua infelicidade o carro quebrou bem na última curva!

Nos boxes o engenheiro de Kini joga seu fone no chão de tanta raiva, enquanto todos no público estão assustados com o acidente.

Alonzu o ultrapassa e ganha de presente esta vitória! Heidfeldi e Danilo completaram o pódio. O jovem piloto espanhol comemorou muito por este resultado.

Portanto, os pilotos que pontuaram neste GP foram:

Pos Piloto Equipe Tempo
Fernandu Alonzu Renault 1h:31:46
Niko Heidfeldi Williams + 16.5s
Danilo Santos Ferrari + 18.5s
David Coulthard Red Bull + 31.5s
Michel Schumacher Ferrari + 50.4s
Gean Carlos Fisichella Renault + 51.9s
Juan Pablo Montoia McLaren + 58.1s
Jarno Trulli Toyota + 71.0s

Com esse resultado, Alonzu dispara na liderança no campeonato e Haikkonen se mantêm em 2º.
Após o fim da corrida a BMW anunciou que a montadora iria se separar da equipe no fim daquela temporada.

Danilo estava contente por subir ao pódio novamente. Mas ironicamente, este bom resultado fez ele se lembrar ainda mais de Pérdula. Toda noite ele ainda pensava nela e pensava se deveria ou não entrar em contato com ela.

A Formula 1 deverá viajar para as Américas. O próximo GP será no Canadá. Mas antes disso ela terá um descanso de duas semanas.

(Contínua no próximo capítulo. Versão Simples ou completa | Confira também a tabela do campeonato)

Enquetes

Você está gostando, ou gostou da história "As Crônicas de um Piloto?"
Muito
Gostei sim
Gostei um pouco
Não gostei


Que Nota você daria para esta página?

8-10 5-7 4-6 0-3

Resultado

Gostou da histórinha? Compartilhe agora com os amigos: