Danilo Santos As Crônicas de um Piloto

Crônicas de Danilo Formula 1

As Crônicas de um Piloto

Capítulo 2 - Albert Park. A Estreia da Temporada

Mais uma vez a mídia e o mundo estão ansiosos para o início da temporada de Formula 1.

Algumas mudanças no calendário da temporada também ocorreram. O circuito do Bahrein finalmente entrou na programação da Formula 1 e será a terceira corrida do ano. Outras estreias serão o GP de Istambul na Turquia e Xangai na China. O GP Brasil será o último. Essas mudanças deveriam ocorrer em 2004, mas a Federação preferiu adiar para 2005.

O dia 3 de março finalmente chegou. Os primeiros treinos livres começaram. Uma das grandes surpresas foi o retorno do piloto brasileiro Rubinho Barriguello, ficando no lugar de Antonio Davidson.

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Como previsto, a equipe Ferrari teve vários problemas nos treinos, mal conseguiu participar. A Renault e a McLaren dominaram as seções.

Na primeira seção de classificação que ocorreu no sábado houve muitas surpresas, o qual se estendeu também na classificação final no domingo antes da corrida.

Essa regra da Federação deixou todos descontentes.

Como a regra obriga os pilotos a iniciar a corrida com a quantidade de combustível que o carro vai para pista na Sessão de Classificação, Michel Schumacher, da Ferrari, teve problemas na primeira seção, conseguindo um tempo razoável apenas na segunda Sessão. Mesmo assim ele largará na 19º.

Circuitos que serão usados na temporada

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos Bahrein Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos
Austrália Malásia Bahrein Imola Espanha Mônaco Luxemburgo Canadá
Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos Turquia Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos
Eua França Inglaterra Alemanha Hungria Turquia Bélgica Itália
Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos          
China Japão Brasil          

Rubens Barriguello e Filipe Massa optaram por abortar suas tentativas e ambos largarão dos boxes (em último lugar) e assim poderão largar com o carro com tanque cheio.

Danilo não fez uma boa Classificação. Largará em 10º.

Houve uma série de outras surpresas. A equipe Toyota e a equipe estreante, Red Bull, terão seus pilotos largando na primeira fila. Assim a classificação para o grid de largada será a seguinte:

Pos Piloto Equipe Tempo
Gean Carlos Fisichella Renault 03m01s460
Jarno Trulli Toyota 03m04s429
Marko Webber Williams BMW 03m04s996
Jaques Villeneuve Sauber 03m06s846
David Coulthard Red Bull 03m07s212
Christiano Krien Red Bull 03m07s477
Nicko Heidfeldi Williams BMW 03m09s130
Jeason Button BAR 03m12s128
Van Pablo Montoia McLaren 03m14s645
10º Kini Haikkonen McLaren 03m15s588
11º Danilo Santos Ferrari 03m16s822
12º Narain Karthikeyan Jordan 03m17s092
13º Fernandu Alonzu Renault 03m17s466
14º Tiogo Monteiro Jordan 03m20s329
15º Ralfo Schumacher Toyota 03m22s717
16º Christijan Albers Minardi 03m28s363
17º Patrick Friesacher Minardi 01m49s230
18º Michel Schumacher Ferrari 01m57s931
19º Filipe Massa Sauber Sem tempo
20º Rubens Barriguello BAR Sem tempo

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Schumacher

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

As equipes mal tinham tempo para se prepararem adequadamente para a corrida, por ser o intervalo, entre a segunda Sessão de Classificação e corrida, muito pequena.

Estas regras atrapalhou a tradicional festa de abertura que precisou ser simplificada.

Danilo continuava com aquele olhar diferente. A imprensa e o público começaram a notar, mas não deram importância para isso.

Os pilotos se alinham no grid. Fisichella pela primeira vez largará na Pole Position. Trulli, que ocupava a Renault em anos anteriores, largará também na primeira fila.

Todos estão ansiosos para saber como os pilotos e equipes vão se comportar com as novas regras.

Os pilotos se prepararam para largada, os roncos dos motores mais uma vez ecoam no circuito. O batimento cardíaco deles e de cada expectador dispara ao passo que as luzes vermelhas vão se apagando e.... LARGADA!!! Começa a temporada de Formula 1 2005!!! Fisichella se mantém na liderança após a primeira curva, Trulli largou mal e perdia várias posições, atrás vinha Coulthard, Webber, Villeneuve e Heidfeldi!

Lá atrás Michel faz uma boa largada e recupera 6 posições ao passo que Danilo não consegue fazer uma boa largada e acabou caindo para a décima segunda posição, após ser tocado na primeira curva.Fernandu Alonzu conseguiu fazer uma boa largada.

O vice-campeão Michel fazia um esforço incrível com o seu carro, e volta a volta recuperava posições.Fisichella conseguia se manter na liderança e numa boa distância do segundo colocado.

Com uma boa estratégia dos boxes, Fisichella conseguiu uma boa vantagem se garantindo na liderança. Alonzu assumiu a 3ª colocação e Trulli não conseguia se manter entre os primeiros pois largou com o carro mais leve, ou seja, com menos combustível.

Enquanto isso, Filipe Massa teve problemas logo no início da corrida e continuou tendo muitos problemas mecânicos.

Mesmo com uma participação morna a boa estratégia da Ferrari e as infelicidades de seus adversários, fizeram com que Danilo se recuperasse e assumisse a segunda colocação a partir do segundo pit stop.

Quem se deu bem foi Fernandu que ocupara a 3º colocação.

Ora, o GP estava programado para 57 voltas. Na 42º volta Michel já ocupava a 9º colocação e continuava forçando sua Ferrari. Os pneus estavam muito gastos, pois a equipe não poderia trocá-los, a não ser em caso de chuva ou pneu furado. A única estratégia que tinham as equipes neste caso era apenas dar uma ligeira calibrada nos compostos.

Por fim Michel, numa tentativa de ultrapassagem forçada, foi tocado por Niko Heidfeldi, piloto da Williams-BMW. Os dois bateram, saíram da pista e por fim abandonaram o GP.

Na volta número 50 Barriguello teve problemas mecânicos e abandonou a corrida.

Devido ao grande desgaste dos pneus, os pilotos não se arriscaram a fazer muitas ultrapassagens para tentar poupar os pneus. Portanto a corrida estava boa, mas não muito empolgante.

Assim, Fisichella se manteve na liderança. A última volta estava se aproximando. Danilo dos Santos estava há 5 segundos do italiano, um diferença confortável. Alonzu estava bem próximo de Danilo na terceira colocação, porém, não tentou se aproximar mais do que isso.

Fisichella iniciou sua carreira na Formula 1 em 1997. Além de ser sua primeira vitória, seria o primeiro italiano depois de muitos anos a subir no lugar mais alto do pódio. “Físico”, como alguns o chamavam, estava perto da bandeirada final. Sem dúvida, em seu íntimo, havia muita emoção. Ele passa pela última curva do circuito, entra na reta “nas pontas dos dedos” e recebe a bandeirada final. Ele vibra muito e a equipe por rádio o parabeniza. Danilo e Fernandu completaram o pódio.

Confira o resultado dos dez primeiros colocados:

Pos Piloto Equipe Tempo
Gean Carlos Fisichella Renault 01h24min
Danilo Santos Ferrari +5.5 segs
Fernandu Alonzu Renault +6.7 segs
David Coulthard Red Bull +16.1 segs
Kini Haikkonen McLaren +16.9 segs
Van Pablo Montoia McLaren +35.0 segs
Christiano Krien Red Bull +38.9 segs
Markoo Webber Williams BMW +39.6 segs
Jarno Trulli Toyota +63.1 segs
10º Filipe Massa Sauber +64.3 segs

Fisichella conduz seu carro aos boxes vibrando bastante, e quando ele para o carro sobe em cima dele e comemora bastante. Danilo e Alonzu o cumprimentam.

Eles sobem ao pódio. O hino da Itália é tocado. Os mais nacionalistas cantam junto com o arranjo musical. Em seguida, é tocado o francês, relembrando os velhos tempos de Alan Prost.

Danilo estava sério, nada o lembrava de quando subia no pódio no ano passado pela primeira vez. Ele sorria tanto que alguns o chamavam de “happy man”, ou seja, “homem feliz” e alguns até brincavam, o chamando de “coringa”, pois ele vivia sorrindo.

Fisichella faz muita festa com o seu champanhe assim como seu companheiro Alonzu, mas Danilo apenas aguarda a foto que é tirada entre os três pilotos, simula um pouco estar contente, e logo sai de cena.Logo a seguir, vão à sala de imprensa para a coletiva, ou sessão de entrevistas após a corrida, como é de costume.

Um repórter pergunta a Fisichella:

(repórter) - Qual é a sensação de ganhar pela primeira vez?

(Fisichella) – Sem dúvida é uma honra vencer um grande prêmio! A equipe está de parabéns, foi um trabalho bem feito nos meses preparatórios, fizemos uma boa estratégia e a equipe toda está de parabéns!

Outro repórter ainda pergunta:

(repórter) – A última vez que um piloto italiano venceu na Formula 1, foi Riccardoo Patresee em 1992. Qual é a sensação de quebrar esse jejum de 13 anos?

(Fisichella) – Claro que é muito emocionante e gratificante esse acontecimento. Faz oito anos que estou na Formula 1, essa vitória é um resultado de oito anos de trabalho.

(outro repórter) – Você acha que pode conquistar o mundial esse ano?

(Fisichella) – Olha, é muito difícil. Temos adversários muito fortes, como o Danilo que está ao meu lado, o Michel, meu colega Fernandu e o Kini que também virá com tudo. Vai ser muito difícil, mas faremos o possível para conseguir o mundial, afinal, o titulo de campeão na Formula 1 é tudo que um piloto sonhou.

Então as perguntas se direcionam a Danilo:

(repórter [mulher]) – Danilo, você teve um ótimo resultado neste fim de semana, embora a equipe tivesse vários problemas. Você tem confiança no carro, será que você pode brigar pelo título?  

(Danilo) – Obrigado por perguntar. Sinceramente eu não sei. É muito cedo para responder. Vou tentar fazer de tudo. Realmente o carro teve alguns problemas, mas tentaremos corrigi-los e lutar por uma vitória! (Ele finaliza a declaração com um sorriso no rosto).

Depois de elogiarem também o bom trabalho de Alonzu e fazerem algumas perguntas para ele e mais algumas para o Fisichella e para o Santos, por fim a entrevista termina, e os pilotos se retiram e cada um segue o seu caminho.

(Contínua no próximo capítulo | Confira também a tabela do campeonato)

Enquetes

Você está gostando, ou gostou da história "As Crônicas de um Piloto?"
Muito
Gostei sim
Gostei um pouco
Não gostei


Que Nota você daria para esta página?

8-10 5-7 4-6 0-3

Resultado

Gostou da histórinha? Compartilhe agora com os amigos: