Danilo Santos As Crônicas de um Piloto

Crônicas de Danilo Formula 1

As Crônicas de um Piloto

Capítulo 14 - O Conturbado GP dos Estados Unidos

A briga pelo rádio durante a corrida em Montreal entre Fisichella, Alonzu e Triatori se espalharam rapidamente no padoque. Mesmo assim, nem todos no público em geral ficaram sabendo deste acontecido.

Alonzu mesmo sendo um grande piloto, buscava na astúcia formas mais garantida de vitória. Mesmo assim, os admiradores, especialmente do público feminino, aumentava cada vez mais e mais.

Mesmo Haikkonen vencendo o Grande Prêmio, o chefe da McLaren e seus engenheiros, acharam estranho Fisichella e Alonzu terem largado tão rápidos.

Por baixo dos panos, os engenheiros da McLaren e da Williams se aliaram para tentar descobrir se havia alguma irregularidade nos carros de sua rival. Para eles, supostamente, a equipe instalou um controle banido pela Federação, conhecido como “Controle de Largada”.

Praticamente a semana se passou e nada foi descoberto. Agora seria hora de se concentrar no GP de Indianapolis, nos EUA.

Como a corrida seria nas Américas, praticamente seria o mesmo fuso horário que no Brasil. Assim, a corrida seria transmitida ao vivo pela televisão às 13h, horário de Brasília.

Finalmente a Federação cedeu e desistiu da regra de somatória de tempos. Portanto, a partir desta etapa, os pilotos teriam apenas 1 volta rápida, assim como era em 2004.

Na classificação, Trulli da Toyota conseguiu o melhor tempo, Button 2º, Fisichella da Renault em 3º, em 4º Alonzu, 5º Schumacher e em 6º Barriguello da BAR. Santo não se saiu muito bem e largará em 9º.

Logo após a Sessão de Classificação os engenheiros do pneu Michalon afirmaram que seus compostos não iriam aguentar de forma segura a corrida inteira, trazendo perigo aos pilotos das equipes, a saber: McLaren; Renault; Toyota; BMW Williams; SAUBER; Red Bull; e BAR. As outras equipes: Ferrari, Jordan e Minardi utilizavam os pneus dá empresa Trigestone.

Por esta razão fizeram uma reunião com os dirigentes das equipes envolvidas, o diretor da Federação e o diretor de prova. Os pilotos também participaram e deram duas sugestões: 1º Criar Chinkanes para diminuir a velocidade dos carros na reta e 2º Permitirem a troca de pneus (que a FIA havia proibido).

Durante a reunião, Ralfo Schumacher se lembrou do acidente grave que teve na curva 13, a qual faz parte do Oval de Indianapolis. Os carros entram naquela curva numa velocidade superior a 300 km/h (Diga-se de passagem, que o Ralfo nunca mais foi o mesmo desde aquele acidente). Ele também salientou que seria necessário tomar as duas medidas sugeridas, ou pelo menos uma delas.

Os organizadores, no entanto, negaram essas duas possibilidades e a corrida seguiria normalmente. Os pilotos ameaçaram boicotar a corrida. O diretor da Federação por sua vez ameaçou duras punições se isso acontecesse.

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

Formula 1 - As Crônicas de Um Piloto 2005 - Danilo Santos

No dia seguinte, tudo parecia normal. Os pilotos seguiram todos os protocolos antes da corrida e se alinharam no grid normalmente. A T no Brasil inclusive iniciou a transmissão mais cedo do que o normal. Eles queria mostrar os últimos preparativos das equipes, antes da corrida.

(Ouça o tema músical deste trecho)

No Brasil, pela primeira vez, Pérdula estava assistindo a corrida em sua casa, na sala. O tempo em São Paulo estava muito bom, com sol e céu azul, sem nuvens.

A TV que estava cobrindo o evento focalizou Danilo sentado em seu carro. Mesmo concentrado, ele apresentava um olhar triste e distante.

Enquanto as câmeras focalizavam o Danilo, o narrador da TV aproveitou e comentou:

(Galvião) - .... Veja aí Danilo. Campeão no ano passado, mas esse ano não vem tendo bons resultados. Para piorar a equipe não vem fazendo uma boa temporada. Embora ele esteja se recuperando, ele continua recebendo duras criticas da imprensa italiana. Se tudo isso já não bastasse foi vítima de um escândalo de fraude.... Mas mesmo assim, certas atitudes dele na pista não mostra que é ou que foi na prática um campeão mundial...

Pérdula ouvia atentamente, e se sensibilizou com a situação de seu antigo amigo. Mas ainda os narradores continuaram:

(Reiginaldo) – Boa tarde amigos da Dobro, essa é uma pista de alta velocidade, embora tenha trechos de curvas muito lenta é o circuito com o maior trecho de velocidade total da Formula 1 atual. Os pilotos ficam cerca de 15 segundos com pé em baixo... Quanto ao Danilo, realmente ele vem passando por uma fase muito ruim. Inexplicavelmente ele perdeu aquela vibração que tinha no ano passado, ainda ninguém sabe o porquê.

(fim do trecho com tema musical)

Enquanto ainda eles falavam, alguém a chama no portão:

- PÉRDULAAA!!

Pérdula então tira sua atenção da TV, e vai toda contente atender essa pessoa que era Dolo, seu namorado, se esquecendo totalmente de Danilo

Depois de abrir o portão e mostrar a afeição que um tinha pelo outro, eles entram, sentam no sofá e passam acompanhar a corrida juntos. A câmera novamente focaliza Danilo e Dolo diz a Pérdula:

- Olha quem “tá” aí?! É aquele seu amigo fracassado!! Há! Ha! Ha! Ha!

Pérdula apenas continua olhando para TV com um rosto sério, nem apoiou Dolo, nem defendeu Danilo, se mostrou neutra.

Voltando aos Estados Unidos, os pilotos então se preparam para realizar a volta de formação. Tudo acontecia de acordo com o previsto. Nada de anormal até então.

Porém, no final da volta, ao invés dos pilotos se alinharem no grid para o procedimento de largada, os pilotos que usam os pneus da Michalon, entraram todos nos boxes e abandonaram a corrida, antes mesmo da largada, cumprindo assim a promessa de boicote. Sobraram apenas os carros da Ferrari, Jordan e Minardi.

A corrida se iniciou assim mesmo debaixo de muitas vaias da torcida. As arquibancadas estavam lotadas, mas com esse acontecimento, 90% dos torcedores também abandonaram o autódromo. Alguns que ficaram, acenderam tochas em forma de protesto. Mesmo assim a corrida continuou. Como o previsto, Schumacher e Santos disparam na frente, apenas eles estariam disputando a vitória.

Schumacher teve problemas ao entrar fazer sua primeira parada e Santos assumia a liderança, primeira vez, desde o ano passado.

Mas Santos em sua segunda parada, teve problemas também, Michel o alcança e ferozmente o pressiona para ultrapassá-lo. Michel forçou uma ultrapassagem no fim da reta e para que os dois não batessem ali, Danilo sentiu-se forçado a jogar o carro para fora da pista. Assim, Schumacher era o líder da corrida e evidentemente Danilo ficou muito irritado com a manobra.

Schumacher, portanto, venceu a corrida, Santos concluiu em 2º e Tigo Monteiro subiu pela primeira vez no pódio na 3ª posição.

Após saírem do carro Danilo e Michel tiveram uma nova discussão. Danilo continuava irritado pela manobra realizada por Schumacher. O alemão por sua vez, novamente ficou na dele e conversa se encerrou por alí.

Após o término da corrida, o presidente da Federação fez uma coletiva e deu duras broncas em todos que abandonaram aquela corrida. Obviamente os representantes dos envolvidos, e a Associação de Pilotos reagiram e entidade encaminhava para um grande crise.

Longe das brigas, nas horas vagas Danilo continua a escrever a carta para Pérdula.

A F1 teria um “descanso” e todos voltariam para a Europa para o GP da França que aconteceria em duas semanas

Assim os pilotos que pontuaram foram:

Pos Piloto Equipe Pontos
Michel Schumacher Ferrari 10
Danilo Santos Ferrari 8
Tiogo Monteiro Jordan 6
Narain Karthikeyan Jordan 5
Patrick Friesacher Minardi 4
Christijan Albers Minardi 3

(Contínua no próximo capítulo | Confira também a tabela do campeonato)

Gostou da histórinha? Compartilhe agora com os amigos: