Forti Corse - foto by paul11f1.wordpress
País sede da Formula 1

Forti

Forti Corse

Primeira Temporada 1995
Último Grande Prêmio GP da França em 1996
Anos que permaneceu na Formula 1: 2 anos
Fundador(es) Guido Forti
Últimos Pilotos Andrea Montermini | Luca Badoer
Melhor Classificação da Equipe no Campeonato 11º em 1995 (sem pontos)


A história da Forti

A Forti iniciou sua história na Formula 1 em 1995. Antes era apenas uma equipe de Formula 3000 (atualmente GP2). Desde então a Forti tentou sua sorte na F1, mas foi malsucedida. E foram ainda tachadas de "tartarugas amarelas".

Com o apoio de Abílio Diniz (pai de Diniz) patrocinando a equipe, foram gastos cerca de 15 milhões de dólares em investimentos, usando o péssimo motor Ford Cosworth V8, e sendo a equipe patrocinada por empresas brasileiras e a Parmalat.

A primeira corrida da Forti, foi em 15 de abril de 1995 em Interlagos, com os brasileiros Roberto Moreno e Pedro Diniz, que também fez sua corrida de estreia na Formula 1.

Mesmo com a experiência de Moreno e o apoio financeiro de Diniz, a temporada para a equipe foi muito complicada. Além dos motores fracos, usavam equipamentos obsoletos, como a caixa de marcha por exemplo, e o projeto mal feito fez com que os carros tivessem seu peso mínimo maior do que o padrão exigido na época.

Na corrida de estreia, ambos largaram na última fila. Moreno abandonou a corrida por problemas mecânicos e Diniz heroicamente levou o carro até o fim da corrida. Contudo, ele terminou o evento com 7 voltas atrás do líder. A situação dos pilotos foi semelhante durante as provas seguintes da temporada.

Muitos pensavam que Diniz poderia estar desmotivado, porém, o piloto estava preocupado em aprender ao máximo.

A única alta da equipe foram dois 10º lugares, sendo um deles obtido no GP da Austrália com Moreno, o qual foi bastante comemorado e o de Diniz no GP do Brasil, conforme já mencionado.

Para a temporada de 1996 a equipe fez uma renovação total de pilotos e patrocinadores, mas o quadro não mudou. Após uma estranha quebra, dos dois carros no GP da Inglaterra, a equipe declarou falência no GP da Alemanha. Foi provado mais tarde que a razão das misteriosas quebras foi devido a divida que a Forti tinha para com a Ford. Assim, a Ford deixou de fornecer seus motores para a equipe.

Assim, Forti ficou conhecida com uma das piores equipes que passaram pela Formula 1, assim como a Hispania (HRT) e a equipe Andrea Moda.

Forti, equipe histórica de Formula 1 de 1995 - by picstopin.com

Forti, equipe histórica de Formula 1 de 1995 - by bandeiraverde.com.br

Forti, equipe histórica de Formula 1 de 1996 by richlandf1.com

Forti, equipe histórica de Formula 1 de 1996 by bandeiraverde.com.br

Forti, equipe histórica de Formula 1 de 1996 by passionea300allora.it

Estatísticas da Forti

Grandes Prêmios 25 Pontos consquistados na F10
Melhores Voltas 0 Maior tempo de equipe Roberto Moreno
Pole Positions 0 Mais fez Poles Ninguém
Vitórias 0 Quem mais venceu Ninguém
Pódios 0 Mais chegou ao pódioNinguém
Titulos 0 Mais conquistou titulos Ninguém