Ayrton Senna, Campeão 3 vezes na F1 - f1fanatic.co.uk

Os Pilotos Campeões da Formula 1

Ser piloto de Formula 1 é para poucos. Ser campeão é só para a elite.

Nesse mais de meio século de F1, houve 31 pilotos diferentes que se consagraram como campeões mundiais da categoria.

Para todo piloto, ser campeão na categoria, é um sonho de vida, por isso todos reconhecem esta façanha, mesmo que foi apenas por uma vez. Consequentemente, ele já entra para história da F1. Entretanto houve pilotos mais destacados que outros. A seguir alguns desses pilotos:



Jochen Rindt, piloto campeão da Formula 1 em 1970

Jochen Rindt

Esse piloto tinha uma carreira prometedora na F1, mas um acidente fatal interrompeu sua carreira em 1970 no circuito de Monza. Entretanto, na mesma temporada ele conquistou o título de pilotos com seu Lotus-Ford.

Jim Clark, piloto campeão nas temporadas de Formula 1 de 1963 e  1965

Jim Clark

Um dos melhores pilotos da história, o inglês Jim Clark, conquistou 2 títulos mundiais e 25 vitórias na categoria. Mas com 32 anos de idade, Clark bate fatalmente no circuito de Hockenheim encerrando sua carreira.

Niki Lauda, piloto campeão nas temporadas de Formula 1 de 1975 e  1984

Niki Lauda

Lauda se "aposentou" da Formula 1 por duas vezes. A primeira foi em decorrência de um grave acidente onde precisou ficar 45 dias afastado em recuperação. A segunda foi por acreditar a Formula 1 é um esporte sem sentido. Ele conquistou 3 títulos mundiais e se aposentou em definitivo em 1985.

Juan Manuel Fangio, um dos maiores vencedores como piloto da Formula 1

Juan Manuel Fangio

Argentino, Fangio, morreu aos 84 anos de idade em 1995. Ele foi um o segundo piloto da história da F1 a conquistar um título mundial. Ele entrou na história devido aos seus cinco títulos mundiais de pilotos.

Alain Prost, piloto tetracampeão de Formula 1

Alain Prost

Francês, Alan Prost, teve como seu maior rival Ayrton Senna. Prost, obteve quatro títulos mundiais, sendo três títulos conquistados com a McLaren e um com a Williams. Talentoso piloto, permaneceu na F1 por 12 anos, conquistando 51 vitórias.

Ayrton Senna, tricampeão e um dos pilotos mais talentosos que surgiu na Formula 1

Ayrton Senna

Brasileiro, Ayrton Senna da Silva, é considerado por muitos o melhor piloto da história. Entrou na F1 em 1984 e ficou até 1994, quando um acidente fatal em Imola encerrou sua carreira aos 34 anos. Ninguém dúvida que ele superaria as marcas de Fangio e Prost se não sofresse aquele acidente.

Michael Schumacher, o maior vencedor como piloto da história da Formula 1

Michael Schumacher

Superou todos os recordes possíveis! Sete vezes campeão, iniciou sua carreira na Jordan em 1991. Foi contratado pela Benetton onde conquistou 2 títulos. Em 1996 ingressou na Ferrari e lá conquistou 5 títulos seguidos, se aposentando em 2006. Voltou para F1 em 2010 mas parou em definitivo em 2012.

Lewis Hamilton, piloto campeão da Formula 1

Lewis Hamilton

Em seu ano de estreia, disputou o título de campeão mundial. Por falta de experiência, deixou o título de 2007 "cair entre os dedos". O mesmo quase aconteceu em 2008. Neste ano ele se consagrou campeão. Ele é um dos pilotos mais jovem a conquistar um título na categoria. Em 2015 ele entrou ao seleto grupo dos tricampeões.

Sebastian Vettel, piloto três vezes campeão da Formula 1

Sebastian Vettel

Tetracampeão, vem quebrando recordes após recordes. Entre eles, estão: Recorde do piloto mais jovem a vencer corrida; O piloto mais jovem a conquistar quatro título mundiais seguidos.


Veja tambem a Lista de Campeões na Formula 1